Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28352

TitleA avaliação de desempenho num modelo de gestão por competências
Author(s)Oliveira, Otília Maria Pereira
Advisor(s)Machado, Carolina
KeywordsExcelência funcional
Avaliação
Performance
Organização
Indicadores comportamentais
Objetivos estratégicos
Competências
Functional excellence
Evaluation
Organization
Behavioral indicators
Strategic objectives
Issue date2012
Abstract(s)Os novos contextos organizacionais preconizam a procura de uma nova relação entre a empresa e as pessoas, baseada na participação e no comprometimento. A busca da excelência funcional leva a uma maior preocupação com o desempenho e eficiência dos colaboradores num ambiente que se caracteriza por uma maior complexidade e exigência. É um dado adquirido para as organizações de hoje que, para manter a sua competitividade, estas necessitam de reformular os seus modelos e práticas de gestão, munindo-se de elementos com capacidades e disponibilidade de aprendizagem continua. A capacidade das organizações conseguirem determinar quais os comportamentos que levam a desempenhos superiores e distingui-los dos desempenhos médios ou inferiores, é uma vantagem competitiva e de inegável valor no mercado (Mário Ceitil, 2007). Este trabalho propõe-se dar um contributo para que a gestão dos recursos humanos integre verdadeiramente, e de forma equitativa, todos os colaboradores que integram o Departamento de Formação, da organização em análise. Pretende-se criar um modelo de gestão de competências capaz de alinhar um sistema de avaliação do desempenho, baseado unicamente em critérios objetivos, de modo a permitir aos colaboradores da empresa, enfrentar uma competição saudável com critérios justos, claros e reconhecidos por todos. Tendo por base a missão e os objetivos estratégicos da organização, é nosso objetivo procurar traduzir os mesmos em metas individuais sustentadas em indicadores comportamentais capazes de traduzir a performance da organização. Este trabalho pretende, assim, disseminar os objetivos por todos e permitir que, através do contributo individual, se possa atingir os objetivos ou metas globais da organização.
The new organizational contexts recommend looking for a new relationship between the company and people, based on the participation and commitment. The pursuit of functional excellence leads to a greater concern with the performance and efficiency of employees in an environment characterized by greater complexity and requirement. It is a given for today's organizations, that to remain competitive, they need to redesign their models and management practices, arming themselves with elements of capacity and availability of continuous learning. The ability of organizations they can determine the behaviors that lead to superior performance and to distinguish them or below average performance, it is an undeniable competitive advantage and market value. (Mario Ceitil, 2007). This work aims to contribute to the management of human resources really integrate, and fairly, all employees of the organization. Thus, we intend to create a model of management skills able to align a system of performance assessment, based solely on objective criteria, to allow employees of the company, facing a healthy competition with the criteria fair, clear and recognized by all. Based on the mission and strategic goals of the organization, seeks to translate the same into individual targets for sustained behavioral indicators able to translate the organization's performance. This work intends to disseminate the goals and allow for all through the individual contribution one can achieve the goals or overall organizational goals.
TypeMaster thesis
DescriptionProjeto de mestrado em Gestão dos Recursos Humanos
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28352
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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