Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28338

TitleO impacto da (cultura de) comunicação na eficiência organizacional : o caso da Loja da Empresa de Braga
Author(s)Lopes, Ana Filipa Cerqueira da Mota
Advisor(s)Leite, Regina Maria de Oliveira
KeywordsComunicação organizacional
Eficiência
Cultura organizacional
Meios de comunicação
Organizational communication
Efficiency
Organizational culture
Means of communication
Issue date2012
Abstract(s)O presente estudo pretendeu compreender o papel da comunicação nas organizações, como elemento chave de uma cultura e contribuindo para uma maior eficiência organizacional. O caso da Loja da Empresa de Braga foi a base do estudo, procurando-se descobrir se, de facto, poderá existir alguma relação entre a comunicação e a eficiência organizacional. Destacando os argumentos e teorias sobre a comunicação organizacional com autores como: Knusch (1986); Rego (1986); Ruão (1999); Robbins (1943); Goldhaber (1990), entre outros, procurou-se encontrar as características e estudos sobre esta temática em específico. Ao mesmo tempo que, de forma a complementar as informações obtidas durante a revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas aos colaboradores e feito um Inquérito por Questionário aos clientes com o intuito de aferir as suas opiniões e melhor perceber os mecanismos e processos comunicacionais e organizacionais existentes. Desta forma, foi possível comprovar a relação existente entre a comunicação, elemento preponderante de uma cultura de trabalho, e a eficiência organizacional na Loja da Empresa de Braga.
The present study was to understand the role of communication in organizations, as a key element of a culture and contributing to greater organizational efficiency. The case of the Loja da Empresa de Braga was the basis of the study, trying to figure out if, indeed, there may be some relationship between communication and organizational efficiency. Highlighting the arguments and theories on organizational communication with authors such as: Knusch (1986); Rego (1986); Ruão (1999); Robbins (1943); Goldhaber (1990) among others, sought to find the features and studies on this issue specifically. At the same time, in order to supplement the information gathered during the Literature Review, interviews were conducted with employees and made a survey to customers in order to gauge their views and better understand the mechanisms and existing organizational and communicational processes. In this way, it was possible to prove the relationship between the dominant element of a communication culture and organizational efficiency in Loja da Empresa de Braga.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28338
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Filipa Cerqueira da Mota Lopes.pdf3,46 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID