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dc.contributor.advisorZagalo, Nelson-
dc.contributor.authorRibeiro, Elisabete Maria Peixoto-
dc.date.accessioned2014-03-06T14:12:08Z-
dc.date.available2014-03-06T14:12:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28261-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)por
dc.description.abstractA presente investigação analisa a ferramenta Web 2.0 denominada Google SketchUp 8, no sentido de compreender se esta se enquadra no âmbito das ferramentas criativas. Como tal tem de permitir a comunicação entre indivíduos, aumentar a auto-estima, servir de “suporte à expressividade” e “expressar sentimentos, ideias e emoções”, conforme Zagalo e Branco (2012:5). Ao longo do trabalho foram abordadas questões fundamentais relacionadas com a evolução da Web 0 até à Web 2.0, a qual originou uma explosão de produção de diversos conteúdos online. Assim, analisámos a existência de limites à liberdade de expressar, bem como os conceitos de copyright, patente, pirataria e grátis. No sentido de compreendermos a relevância das ferramentas enquanto tecnologias criativas, apresentámos diversas definições de criatividade. Partimos do princípio definido por Gauntlet (2011) de que a Web 2.0 é um loteamento criativo, no qual existe colaboração e partilha entre indivíduos, sendo destacadas as ferramentas para a convivialidade que desenvolvem a criatividade e conferem voz ativa e autonomia ao sujeito. Para a realização do estudo de caso, foi definida uma metodologia que nos conduziu à seleção da ferramenta Web 2.0 - Google SketchUp 8 - para análise, visto ser um programa intuitivo que qualquer pessoa, sem experiência, pode utilizar, permitindo criar algo que só profissionais experientes conseguem. Efetuámos um estudo comparativo entre o Google SketchUp 8 e outras ferramentas profissionais da área, no sentido de entender como se distinguem, e assim verificar se a primeira se poderia enquadrar no âmbito das tecnologias criativas definidas por Zagalo e Branco (2012:5). A definição de hipóteses e posterior confirmação das mesmas poderiam demonstrar a existência de uma base sólida de pertença ao domínio das “tecnologias criativas”.por
dc.description.abstractThis research analyzes the Web 2.0 tool called Google SketchUp 8, in order to understand if it fits within the creative tools. Thus, it must allow communication between individuals, increase selfesteem, serve as "expressivity support" and "express feelings, ideas and emotions", as refered by Zagalo and Branco (2012:5). Throughout the work were approached relevant issues related to the evolution of the Web 0 to Web 2.0, which caused an explosion of production of various online contents. Thus, we analyzed the existence of limits to freedom of expression as well as the concepts of copyright, patent, piracy and free. In order to understand the relevance of technologies as creative tools, we presented various definitions of creativity. We assumed the principle defined by Gauntlet (2011) that Web 2.0 is a creative allotment, in which there is collaboration and sharing between individuals, emphasizing tools for conviviality which develop creativity and autonomy and give voice to the subject. To conduct the case study, was defined a methodology that led us to the selection of Web 2.0 tool - Google SketchUp 8 - for analysis, since it is an intuitive program that anyone, without experience, can use, allowing to create something that only experienced professionals can. We have performed a comparative study between Google SketchUp 8 and other professional tools in the field, in order to understand how to distinguish it, and so verify if the first one would fit within the creative technologies defined by Zagalo and Branco (2012:5). The definition of hypotheses and subsequent confirmation of the same could demonstrate the existence of a solid foundation of belonging to the domain of "creative technologies".por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFerramentapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectConexãopor
dc.subjectExpressividadepor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectToolpor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectConnectionpor
dc.subjectExpressivitypor
dc.subjectTecnologypor
dc.titleTécnicas de comunicação em rede de suporte à cultura participativa e criadorapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc316.77:681.324por
dc.subject.udc681.324:316.77por
dc.identifier.tid201225433-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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