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https://hdl.handle.net/1822/28261
Title: | Técnicas de comunicação em rede de suporte à cultura participativa e criadora |
Author(s): | Ribeiro, Elisabete Maria Peixoto |
Advisor(s): | Zagalo, Nelson |
Keywords: | Comunicação Ferramenta Criatividade Conexão Expressividade Tecnologia Communication Tool Creativity Connection Expressivity Tecnology |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | A presente investigação analisa a ferramenta Web 2.0 denominada Google SketchUp 8, no
sentido de compreender se esta se enquadra no âmbito das ferramentas criativas. Como tal tem
de permitir a comunicação entre indivíduos, aumentar a auto-estima, servir de “suporte à
expressividade” e “expressar sentimentos, ideias e emoções”, conforme Zagalo e Branco
(2012:5).
Ao longo do trabalho foram abordadas questões fundamentais relacionadas com a evolução da
Web 0 até à Web 2.0, a qual originou uma explosão de produção de diversos conteúdos online.
Assim, analisámos a existência de limites à liberdade de expressar, bem como os conceitos de
copyright, patente, pirataria e grátis. No sentido de compreendermos a relevância das
ferramentas enquanto tecnologias criativas, apresentámos diversas definições de criatividade.
Partimos do princípio definido por Gauntlet (2011) de que a Web 2.0 é um loteamento criativo,
no qual existe colaboração e partilha entre indivíduos, sendo destacadas as ferramentas para a
convivialidade que desenvolvem a criatividade e conferem voz ativa e autonomia ao sujeito.
Para a realização do estudo de caso, foi definida uma metodologia que nos conduziu à seleção
da ferramenta Web 2.0 - Google SketchUp 8 - para análise, visto ser um programa intuitivo que
qualquer pessoa, sem experiência, pode utilizar, permitindo criar algo que só profissionais
experientes conseguem. Efetuámos um estudo comparativo entre o Google SketchUp 8 e outras
ferramentas profissionais da área, no sentido de entender como se distinguem, e assim verificar
se a primeira se poderia enquadrar no âmbito das tecnologias criativas definidas por Zagalo e
Branco (2012:5). A definição de hipóteses e posterior confirmação das mesmas poderiam
demonstrar a existência de uma base sólida de pertença ao domínio das “tecnologias criativas”. This research analyzes the Web 2.0 tool called Google SketchUp 8, in order to understand if it fits within the creative tools. Thus, it must allow communication between individuals, increase selfesteem, serve as "expressivity support" and "express feelings, ideas and emotions", as refered by Zagalo and Branco (2012:5). Throughout the work were approached relevant issues related to the evolution of the Web 0 to Web 2.0, which caused an explosion of production of various online contents. Thus, we analyzed the existence of limits to freedom of expression as well as the concepts of copyright, patent, piracy and free. In order to understand the relevance of technologies as creative tools, we presented various definitions of creativity. We assumed the principle defined by Gauntlet (2011) that Web 2.0 is a creative allotment, in which there is collaboration and sharing between individuals, emphasizing tools for conviviality which develop creativity and autonomy and give voice to the subject. To conduct the case study, was defined a methodology that led us to the selection of Web 2.0 tool - Google SketchUp 8 - for analysis, since it is an intuitive program that anyone, without experience, can use, allowing to create something that only experienced professionals can. We have performed a comparative study between Google SketchUp 8 and other professional tools in the field, in order to understand how to distinguish it, and so verify if the first one would fit within the creative technologies defined by Zagalo and Branco (2012:5). The definition of hypotheses and subsequent confirmation of the same could demonstrate the existence of a solid foundation of belonging to the domain of "creative technologies". |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28261 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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