Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28115

TitleA web-based tool for user experience studies
Author(s)Coelho, André
Advisor(s)José, Rui
Issue date13-Dec-2012
Abstract(s)In a ubicomp environment it is important to evaluate the user experience in interaction with technology and how this technology affects users in several dimensions. To assess those dimensions, what affects them and what causes them to impact users in one way or another, researchers conduct user studies and these aid researchers to answer their questions. While there are several user study techniques, these techniques are mostly not attuned to the specificities of ubicomp settings. This is where experience sampling proves to be a valuable technique, as it’s impromptu and in-situ nature caters to the specificities of ubicomp scenarios. This work focuses on studying user study techniques, with particular attention to experience sampling and, on the design and evaluation of the platform that we created to empower researchers with a flexible and general purpose user study tool. This tool allows them to easily create and manage studies and, to collect rich contextual data. From the study participants’ perspective, the tool strives to be minimally intrusive and to not impose unwanted costs (energetic or monetary). Evaluation results show that we were successful in achieving our goals in terms of internal validity but the sample size of the test study limits us in achieving generalizability (external validity) for our results.
Num ambiente de computação ubíqua é importante avaliar a experiência dos utilizadores na sua interacção com a tecnologia e também, a forma como esta tecnologia afecta os utilizadores em várias dimensões. Para avaliar essas dimensões, o que as afecta e o que faz com que elas afectem os utilizadores, de uma forma ou de outra, os investigadores realizam estudos de experiência e estes, auxiliam no esclarecimento das suas questões de investigação. Embora haja várias técnicas para a realização de estudos de experiência, maioritariamente dá-se o caso de a técnica escolhida não estar calibrada para lidar com as especificidades de um cenário tecnológico como o da computação ubíqua. Este é um aspecto em que o experience sampling se revela como uma técnica valiosa, pois a sua natureza impromptu e in-situ, faz com que esta se adeqúe a estas especificidades. Este trabalho foca-se no estudo de técnicas de avaliação para estudos de experiência, com particular atenção para a técnica de experience sampling e, no desenho e avaliação da plataforma que criamos, com o intuito de empossar investigadores com uma ferramenta de estudos flexível e de âmbito geral. Esta ferramenta permite de forma fácil, a criação e gestão dos estudos e, permite a recolha de dados contextualmente ricos. Da perspectiva dos participantes em estudos a ferramenta visa ser minimamente intrusiva e não impor custos indesejados (energéticos ou monetários). Os resultados da avaliação mostram que atingimos os nossos objectivos em termos de validade interna mas, o tamanho da amostra da população do estudo de teste, limita-nos na possibilidade de obter resultados generalizáveis (validação externa).
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28115
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eeum_di_dissertacao_pg15654.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID