Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/2808

TítuloMudanças climáticas, organizações ambientais e a imprensa britânica : uma análise do poder de perspectivação
AutorCarvalho, Anabela
Palavras-chaveMedia
Mudanças climáticas
Frame
Perspectivação
Data2002
EditoraVega
CitaçãoMIRANDA, J. B.; SILVEIRA, J. F., ed. lit. – “As ciências da comunicação na viragem do século : actas do Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 1, Lisboa, 1999”. Lisboa: Vega, 2002. ISBN 972-699-695-3. p. 750-762.
ResumoA comunicação incidirá sobre discursos públicos acerca de um dos problemas ambientais mais sérios e complexos da actualidade: as mudanças climáticas. Mais especificamente, apresentarei os resultados de uma análise da cobertura jornalística desta questão, na Grã-Bretanha, no período de 1988 a 1997. A investigação que tenho levado a cabo no âmbito de doutoramento em curso no University College London pretende examinar as múltiplas traduções a que a problemática das mudanças climáticas é sujeita entre as esferas científica, pública e política. Procuro sobretudo avaliar o papel de algumas organizações ambientais - Friends of the Earth, Greenpeace e WWF - nestes debates. A análise de imprensa tem, entre outros, os seguintes objectivos: identificar os quadros ('frames') de análise deste problema ambiental mais recorrentes na cobertura noticiosa; analisar as formas como o conhecimento científico é representado; examinar os valores envolvidos no debate sobre este tema - políticos, económicos, sociais; inferir acerca do peso das organizações ambientais como fontes para o jornalismo e como definidoras do tema em questão. A metodologia a ser usada nesta análise vai buscar inflências à análise de discurso e à 'frame analysis'. Os jornais escolhidos para este estudo são o Guardian, o Independent e o Times por serem jornais de referência na Grã-Bretanha.
TipoconferenceObject
DescriçãoComunicação apresentada no I Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Lisboa, 22-24 de Março 1999.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2808
ISBN972-699-695-3
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos/seminários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
acarvalho_IAPCC_2002.pdf169,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis