Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28061

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Manuel F. M.-
dc.contributor.authorMachado, P. J.-
dc.date.accessioned2014-02-19T13:57:01Z-
dc.date.available2014-02-19T13:57:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28061-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)por
dc.description.abstractA inclusão das Ciências no currículo dos primeiros anos começou a consolidar-se na década de oitenta em vários países, em particular no Reino Unido, onde a investigação sobre esta temática tem sido mais notória. Em Portugal, de acordo com Martins (2006), é conhecida de todos, professores e responsáveis pela gestão curricular, a menoridade da área das Ciências no currículo do 1.º ciclo do ensino básico, quer em tempo despendido, quer na fragilidade das aprendizagens alcançadas. A presente dissertação, subordinada ao tema “Experiências Elementares de Física para Alunos do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo”, pretende sugerir estratégias de planeamento, de desenvolvimento e de implementação de atividades simples na sala de aula, de acordo com a perspetiva Inquiry Based Science Education (IBSE), ou seja, ensino das ciências baseado em investigação/inquirição/experimentação, para o aumento dos conhecimentos dos alunos, sobre a temática particular desenvolvida – Densidade. Neste sentido realizou-se uma contextualização curricular sobre o ensino das ciências no ensino pré-escolar e no ensino básico, bem como, uma contextualização teórica relacionada com o ensino das ciências baseado em investigação/inquirição/experimentação (IBSE). A escolha das atividades sugeridas baseou-se num conjunto de critérios, nomeadamente, a sua inclusão nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e na Organização Curricular e Programas: Ensino Básico - 1º Ciclo – Estudo do Meio, bem como na possibilidade de poderem ser abordadas com diferentes graus de profundidade, consoante o ano de escolaridade e o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos; As atividades propostas, respetivos guiões para auxiliar os professores, bem como, fichas de apoio aos alunos e fichas de apoio ao professor, irão explorar a temática da densidade, que é uma temática frequente nas salas de aulas do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, e poderão ser aplicadas a alunos destes níveis de ensino.por
dc.description.abstractThe inclusion of the study of science in the early years curriculum began to take place in the eighties in several countries, particularly in the UK, where the research on this topic has been more prominent. In Portugal, according to Martins (2006), is known to all, teachers and the responsible for curriculum management, the minute space allocated to science in curriculum, both in time spent but also on the fragility of learning concepts expected to be achieved. This dissertation, entitled “Elementary physics experiences for students in pre-school and primary school”, pretends to suggest strategies for planning, development and implementation of simple activities in the classroom, from a perspective of Inquiry Based Science Education (IBSE), i.e., science education based on research/inquiry/experimentation to the development of students’ knowledge on a main subject explored - Density. In this sense we begin by contextualizing the curricular context on science teaching in pre-school and primary school, and presenting the theoretical context related to the teaching of science based in IBSE. The choice of the suggested activities was based on a set of criteria including their inclusion in the Curriculum Guidelines for Pre-School Education and Curriculum Organization and Programs: Basic Education - Environmental Studies, as well as the possibility that it can be addressed with varying degrees of depth, depending on the grade and level of cognitive development of students. The proposed activities, respective scripts to help teachers, as well as support worksheets for students and for teachers, will explore the issue of density that is a frequent theme in classroom from pre-school to primary school, and was developed to be applied in class to students at these school levels.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleExperiências elementares de física para alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc53:372.853por
dc.subject.udc372.853:53por
dc.subject.udc373.3por
dc.subject.udc371.388por
dc.identifier.tid201347440por
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Jorge da Cunha Machado.pdf
Acesso restrito!
2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID