Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28025
Título: | O movimento da auto-organização e os seus contributos para a educação |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Movimento da auto-organização Autopoiesis Desejo mimético Aprendizagem Educação |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
Revista: | Revista Reflexão e Ação |
Resumo(s): | O artigo contextualiza historica e epistemologicamente o surgimento do movimento da auto-organização (MAO), avançando depois para a sua explicação como corrente epistemológica, diferenciada de outras correntes suas contemporâneas. Tal será feito, pela enunciação e explicação de 7 características necessárias para a identificação de uma teoria como pertencendo ao MAO. Em seguida, expõe-se brevemente as duas teorias do MAO que foram provavelmente as mais influentes no mundo científico contemporâneo: a teoria da autopoiesis e a teoria do desejo mimético. Ao longo da sua descrição, serão feitas ligações entre ambas, e entre elas e outros autores e teorias do MAO, nomeadamente com seus precursores, como Bateson e Morin. Por fim, concluiu-se com o contributo pessoal da autora para a compreensão da aprendizagem e da educação, tendo por base a epistemologia do MAO, apresentando-se também um resumo do pensamento de outros autores do MAO sobre aprendizagem e educação. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28025 |
ISSN: | 1982-9949 |
Versão da editora: | https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/3977/3038 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3977-17740-1-PB.pdf | 322,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |