Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28025

TítuloO movimento da auto-organização e os seus contributos para a educação
Autor(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveMovimento da auto-organização
Autopoiesis
Desejo mimético
Aprendizagem
Educação
Data2013
EditoraUniversidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
RevistaRevista Reflexão e Ação
Resumo(s)O artigo contextualiza historica e epistemologicamente o surgimento do movimento da auto-organização (MAO), avançando depois para a sua explicação como corrente epistemológica, diferenciada de outras correntes suas contemporâneas. Tal será feito, pela enunciação e explicação de 7 características necessárias para a identificação de uma teoria como pertencendo ao MAO. Em seguida, expõe-se brevemente as duas teorias do MAO que foram provavelmente as mais influentes no mundo científico contemporâneo: a teoria da autopoiesis e a teoria do desejo mimético. Ao longo da sua descrição, serão feitas ligações entre ambas, e entre elas e outros autores e teorias do MAO, nomeadamente com seus precursores, como Bateson e Morin. Por fim, concluiu-se com o contributo pessoal da autora para a compreensão da aprendizagem e da educação, tendo por base a epistemologia do MAO, apresentando-se também um resumo do pensamento de outros autores do MAO sobre aprendizagem e educação.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28025
ISSN1982-9949
Versão da editorahttps://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/3977/3038
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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