Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28021

TitleNal von minden GmbH : proposta de internacionalização para o mercado brasileiro
Author(s)Esteves, Miguel Rodrigues
Advisor(s)Faria, Ana Paula
Lages, Alexandre Soares Teixeira Norton
KeywordsInternacionalização
Modos de entrada
Barreiras
PME
Diagnóstico In-Vitro
Nal von minden GmbH
Mercado brasileiro
Internationalization
Entry modes
Barriers
SME
In-Vitro diagnostic
Brazilian market
Issue date2013
Abstract(s)essência deste relatório de estágio partiu da observação de um problema real existente dentro da empresa em estudo – a difícil implementação do core business da empresa no mercado Brasileiro, devido às barreiras instaladas pela ANVISA1. Com recurso a uma investigação de natureza descritiva qualitativa; a um estudo de caso; e, em determinados momentos, a uma pesquisa exploratória e quantitativa, procurou-se articular os contributos teóricos em torno da internacionalização de PME (Pequenas e Médias Empresas) com as características da empresa em estudo e do seu setor de atividade, assim como, com as características do próprio mercado Brasileiro de diagnósticos In-Vitro (DIV), a fim de se encontrar o modo mais adequado para a internacionalização da firma para esse mercado. Posto isto, os principais resultados alcançados mostram que os modos de internacionalização que mais se adequam à nal von minden GmbH são: a realização de parcerias de produção/joint ventures, alianças estratégicas, networks industriais ou até o licenciamento.
The essence of this scientific report came from notice of a prevailing real problem within the enterprise under study – the difficult implementation of the company's core business in the Brazilian market due to barriers installed by ANVISA2. Using a descriptive qualitative research; a case study; and, in certain moments, an exploratory and quantitative research, it sought to articulate the theoretical contributions around the internationalization of SMEs (Small and Medium Enterprises) with the characteristics of the company under study and of its activity sector, as well as the characteristics of the own Brazilian market of In-Vitro diagnostics, for the purpose of finding the most appropriate way for the internationalization of the firm for that market. That said, the main reached results showing that the most appropriate internationalization way for the nal von minden GmbH are: conducting production partnerships/joint ventures, strategic alliances, industrial networks or even licensing.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28021
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miguel Esteves.pdf
  Restricted access
4,66 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID