Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/27915

TitleO ensino e a aprendizagem da Física Experimental do 10º ano de escolaridade : uma abordagem tecnológica
Author(s)Neri, Maria Fernanda Bessa Carvalho
Advisor(s)Viseu, T. M. R.
Issue date2013
Abstract(s)Tudo o que se faz na sala de aula contribui para a formação dos alunos como futuros cidadãos capazes de resolver desafios, no campo pessoal, social ou mesmo profissional. A forma como concebemos a nossa prática letiva, o modo como incentivamos os alunos, os materiais que utilizamos, são importantes para que estes invistam na sua aprendizagem. Contudo, o elevado número de alunos atribuído a cada professor, o pouco tempo disponível para se permitir que cada aluno prossiga no seu ritmo de aprendizagem, são um entrave para que todos os alunos atinjam o mesmo nível de conhecimentos e ao mesmo tempo. A desmotivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências em geral e da Física em particular, associada aos elevados níveis de insucesso levam os alunos a não optarem pela sua aprendizagem. Com poucos incentivos e com poucos recursos muitas vezes deixamonos levar pela inércia e pela tradição. Mas são as dificuldades que também servem de desafio – um desafio constante na busca de estratégias motivacionais que possam alterar esta situação e ajudar os alunos a querer aprender. Este estudo pretende mostrar as potencialidades da tecnologia no ensino da Física, nomeadamente o uso do Lab Cradle, de sensores e do sistema TI-Navigator associados à unidade portátil (calculadora gráfica) TI-Nspire-CX. Pretende-se igualmente mostrar que estas tecnologias podem contribuir para que o trabalho laboratorial e os conceitos teóricos a ele subjacentes sejam melhor compreendidos pelos alunos. Com este trabalho pretende-se também mostrar que é possível desenvolver nos alunos uma postura ativa na construção da sua própria aprendizagem. Com a tecnologia TI-Navigator quer as aprendizagens dos alunos quer a sua avaliação ficam facilitadas. É uma tecnologia que permite ao professor a monotorização permanente do trabalho desenvolvido por cada aluno quer na aquisição de dados, quer no seu processamento, análise e discussão. Mostra--se ainda que, com esta tecnologia, é possível elaborar questionários que podem orientar o professor no sentido de diagnosticar a existência de conceções alternativas nos alunos ou mesmo de verificar o nível de consolidação de conhecimentos, facilitando a sua correção e a análise estatística dos resultados. Os resultados da implementação desta metodologia de ensino são promissores. Os alunos mantiveram-se motivados até ao final das aulas e revelaram-se satisfeitos com esta tecnologia que dizem ser de fácil utilização e que consideram uma ajuda quer na aprendizagem quer na avaliação.
All that is done in a classroom context contributes to the development of students, as future citizens, capable of solving challenges on a personal, social, or even on a professional basis. The way our teaching is perceived, the way our students are encouraged, the materials that are used, all is important for student investment in learning. However, the high average number of students allotted per teacher and the little time available for each student to proceed at his or her own learning pace, are impediments for each and every student to attain the same level at the same time. Students’ lack of motivation for the learning of Science in general, and Physics in particular, associated to high levels of underachievement leads students do not opt for their learning. With little incentives and resources, passivity and tradition carry teachers away. But, difficulties are a challenge – a constant challenge in search of motivational strategies that will enable change and allow students to want to learn. This study intends to demonstrate the potential of technology in the teaching of Physics, namely the use of Lab Cradle, sensors, and the TI-Navigator system associated to the portable unit (graphic calculator) TI-Nspire-CX. It also intends to show that such technology used in laboratorial work, and its underlying theoretical concepts, can contribute to a better understanding of students. This research study also shows that it is possible for students to have an active role in the construction of their own learning. TI-Navigator facilitates student learning and assessment. It is a technology that enables the teacher to permanently monitor the work developed by each student, whether in the acquisition of data, whether in its processing, analysis and discussion. It also demonstrates that by using this technology it is possible to elaborate questionnaires which can orientate the teacher in the diagnosis of students’ alternative conceptions, or verify the level of knowledge consolidation, facilitating its correction and the statistical analysis of results. The outcomes of the implementation of such teaching methodology are promising. Students keep motivated during the entire lesson and claim to be satisfied with such technology, which they say is easy to use and consider to be an aid to learning and assessment.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/27915
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

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