Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/27772

TitleSono, saúde e aprendizagem em crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Author(s)Coelho, Sónia
Anastácio, Zélia
KeywordsCrianças
Sono
Aprendizagem escolar
1.º CEB
Issue date5-Jul-2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Abstract(s)Na presente investigação pretendeu-se averiguar a influência da qualidade do sono, enquanto função vital e momento reparador e de descanso, na saúde, no comportamento e na aprendizagem escolar de crianças em idade de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se ainda identificar fatores externos com influência nesta qualidade do sono. Efetuou-se um estudo transversal e seguiu-se uma metodologia quantitativa. Para instrumento de recolha de dados construiu-se e validou-se um questionário, exclusivamente para o efeito desta investigação. Consideraram-se variáveis dependentes os sintomas à chegada à escola, as dificuldades sentidas na sala de aula, os sintomas durante o dia, dificuldades em adormecer, sintomas ao deitar, acordar durante a noite, dificuldades em levantar de manhã, sintomas ao acordar, sonhos, pontualidade, alimentação e aproveitamento escolar. Os fatores associados foram sexo, idade e ano de escolaridade, agregado familiar, partilha de quarto, gosto pela escola e disciplinas preferidas, atividades fora da escola e existência de aparelhos eletrónicos no quarto. A amostra, de conveniência, incluiu todos os alunos (n=114) de uma escola de 1.ºCEB, sendo 56 crianças do sexo feminino e 58 do sexo masculino. O preenchimento dos questionários foi feito pelos próprios alunos no 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade na presença da investigadora. Já para os alunos de 1.º ano, a investigadora leu as perguntas e as opções de resposta e assinalou a resposta dada pelas crianças. Os dados recolhidos foram tratados com o programa informático SPSS. Procedeu-se a uma análise descritiva das variáveis dependentes e posteriormente estabeleceram-se relações utilizando o teste t e o teste não paramétrico Kruskall-Wallis. Os sintomas irritado, sonolento, abatido e cansado, em qualquer momento do dia, relacionam-se com a ingestão de refrigerantes e guloseimas antes de dormir e com a existência de aparelhos eletrónicos no quarto. Jogar consola antes de dormir parece ser a atividade mais influente nestes sintomas negativos. Contrariamente, as crianças que não possuem aparelhos destes no quarto tendem a revelar-se mais ativas e despertas em qualquer momento do dia.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/27772
ISBN978-972-8952-27-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIEFLAS_TextoSóniaCoelho&ZéliaAnastácio.pdfDocumento Principal176,85 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID