Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27740
Título: | Democratizar a escola através do currículo: em busca de uma nova utopia… |
Autor(es): | Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Currículo Troca de práticas Democratização da escola Curriculum Changing practices School democratization Cambio de las prácticas Democratización de la escuela |
Data: | Set-2013 |
Editora: | Fundação CESGRANRIO |
Revista: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Resumo(s): | Partindo da ideia de que é muito difícil construir uma escola inclusiva no seio de uma sociedade de progresso e abundância, mas onde pululam desigualdades, se acentua a precarização da juventude e proliferam casos de exclusão, importa questionar até que ponto a escola, conjugando o melhor do passado com as mudanças do presente e os avanços do futuro, poderá contribuir para inverter esta situação. Tal ensejo obriga-nos a repensar a missão social da escola e a pugnar para que o currículo, que aí se desenvolve, se assuma como um espaço coletivo de compromissos, um estímulo à participação, uma oportunidade de reflexão e uma forma de desenvolver uma verdadeira educação moral, onde os valores se assumam como eixos estruturantes de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais democrática. Os professores assumem, neste processo, responsabilidades acrescidas, já que das suas capacidades intelectuais e das virtudes do seu carácter depende, em muito, da excelência do ato pedagógico. É, pois, em torno destes pressupostos que pretendo, ao longo deste texto, interpelar a escola e o currículo em busca de uma nova utopia.
Palavras chave: Currículo. Troca de práticas. Democratização da escola. Starting from the idea that it is difficult to build an inclusive school within a society of progress and abundance but where inequalities abound, it is important to examine to what extent schools, combining the best of the past with the present changes and the future advancements, can play a role in reversing this situation. This opportunity makes us reconsider the social mission of schools and defend that the curriculum developed in schools assumes himself as a collective space of commitments, a stimulus to participation and a way to develop a true moral education, where the values assume themselves as structural axes of a fairer, more solidarity and more democratic society. Teachers assume greater responsibilities in this process, because the excellence of the pedagogical act depends largely of their intellectual abilities and of the virtues of its character. It is, therefore, around these assumptions that I intend to, throughout this text, challenge the school and the curriculum in search of a new utopia. Partiendo de la idea de que es difícil construir una escuela inclusiva en el seno de una sociedad de progreso y abundancia pero donde proliferan desigualdades, importa cuestionar hasta qué punto la escuela, conjugando lo mejor del pasado con los cambios del presente y los avances del futuro, podrá contribuir para invertir esta situación. Tal empeño nos obliga a repensar la misión social de la escuela y a luchar para que el currículo que en ella se desarrolla se asuma como un espacio colectivo de compromisos, un estímulo a participar y una forma de desarrollar una verdadera educación moral, donde los valores se asuman como ejes estructurantes de una sociedad más justa, más solidaria y más democrática. Los profesores asumen en este proceso responsabilidades agregadas, ya que de sus capacidades intelectuales y de las virtudes de su carácter depende, en mucho, la excelencia del acto pedagógico. Es sobre estos presupuestos que pretendo, a lo largo de este texto, interpelar la escuela y el currículo en búsqueda de una nueva utopía. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27740 |
DOI: | 10.1590/s0104-40362013000300003 |
ISSN: | 0104-4036 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000300003&lng=en&nrm=iso |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Democratizar a escola através do currículo - em busca de uma nova utopia.pdf | 145,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |