Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2773

TitleO provedor do leitor visto pelos jornalistas: resultados de um inquérito de opinião
Author(s)Fidalgo, Joaquim
KeywordsProvedor
“Ombudsman”
Jornalistas
Deontologia
Issue dateOct-2001
Abstract(s)De criação ainda relativamente recente, a figura do Provedor do Leitor é interpretada de modos diversos conforme os contextos em que se insere e as pessoas concretas que lhe dão corpo. A multiplicidade de opiniões quanto à definição do seu papel permite, não obstante, algum consenso sobre o facto de exercer uma certa influência tanto para o exterior como para o interior dos jornais. O estudo que aqui se apresenta, e que se baseou num inquérito de opinião, debruçou-se sobre a “função interna” do Provedor, ou seja, a sua articulação com os jornalistas e o modo como estes o encaram. Os primeiros resultados sugerem que os profissionais da informação dos jornais portugueses onde existe um Provedor do Leitor encaram muito positivamente esta figura – confirmando a importância da sua actuação no estímulo ao debate interno e no contributo para um maior cuidado no seu trabalho quotidiano –, mesmo que nem sempre concordem com as suas opiniões.
TypePanel presentation
DescriptionComunicação apresentada ao Painel Temático 3 / Jornalismo, II Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – “Rumos da Sociedade da Comunicação”, Lisboa, 15-17 de Outubro de 2001.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2773
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Comunicações / Communications

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jfidalgo_IISOPCOM_2001.pdf131,71 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID