Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/27665

TitleO ensino da educação física : paradigmas da investigação
Author(s)Pereira, Paulo
Bento, F.
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsEnsino
Educação Física
Paradigma investigação
Professor
Aluno
Issue date2013
PublisherEditora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA)
CitationPereira, P., Bento, F., Pereira, B. (2013) O Ensino da Educação Física: Paradigmas da Investigação. In P. Silva, S. Souza, I. Neto (Eds.), O Desenvolvimento Humano: perspectivas para o século XXI – Memória, Lazer e Atuação Profissional. Volume 1 (368-391). São Luís: Edufma. (ISBN: 978-85-7862-294-7).
Abstract(s)Neste trabalho analisam-se os principais paradigmas da investigação do ensino da Educação Física, caraterizando-se sobretudo, os seus aspetos concetuais e metodológicos, bem como os resultados mais relevantes obtidos nos seus estudos. É importante que os professores ou os futuros professores conheçam em que paradigmas de investigação se movem como profissionais do ensino, com o propósito de perceberem quais são os diferentes pontos de vista em relação à formação de professores, conceção de ensino e papel dos professores e alunos que subjaz a cada um deles. Cada um dos diferentes paradigmas interessou-se por determinados aspetos do processo de ensino-aprendizagem, permitindo com as suas investigações aumentar o conhecimento no domínio da Didática da Educação Física e melhorar os programas de formação de professores.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/27665
ISBN978-85-7862-294-7
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Ensino da Educação Física.pdf2,41 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID