Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/27356

TitleAs competências dos gestores de projetos nos diferentes tipos de projetos
Author(s)Dias, Margarida Maria Pereira Rodrigues
Advisor(s)Tereso, Anabela Pereira
Braga, A. C.
KeywordsGestão de projetos
Competências
Tipos de projetos
Sucesso dos projetos
Project management
Competences
Project types
Project success
Issue date2013
Abstract(s)Hoje assiste-se a um incrível crescimento da complexidade e incerteza no ambiente dos projetos, o que torna necessária uma reflexão sobre os fatores que influenciam o seu sucesso. O desenvolvimento das competências dos gestores de projetos nas organizações é um fator importante para melhorar a performance da gestão de projetos e consequentemente a performance das organizações. Assim, existem já vários standards que identificam um conjunto de competências com impacto no sucesso dos projetos. O grau desse impacto depende de outros fatores, nomeadamente do tipo de projetos. A ideia de que os projetos são todos parecidos e que se podem utilizar ferramentas semelhantes em todos, é uma falácia. Gerir projetos com esta atitude leva frequentemente ao fracasso do projeto porque as empresas estão a usar técnicas impróprias para muitas das suas atividades. Este estudo pretendeu, em primeiro lugar, identificar um grupo de competências-chave que tem mais influência no sucesso dos projetos. Mas, o principal objetivo desta investigação foi associar competências ou grupos de competências aos diferentes tipos de projetos. Selecionou-se a lista de 46 competências (técnicas, comportamentais e contextuais) fornecidas pela IPMA (International Project Management Association), e três dimensões de distinção dos projetos por tipos: área de aplicação, inovação e complexidade. A recolha de dados foi feita através de um questionário online destinado apenas a gestores de projetos portugueses. Obteve-se uma amostra de 96 gestores de projetos, que identificaram 13 competências-chave para a generalidade dos projetos, na sua maioria competências comportamentais. Encontraram-se também 13 competências mais utilizadas para o sucesso dos projetos, nos diferentes tipos de projetos. Esta amostra apresenta uma clara correlação entre as competências técnicas e a complexidade dos projetos. No final apresentam-se as limitações deste estudo assim como as suas implicações para a prática e para a teoria, incluindo sugestões de trabalhos futuros na área.
Nowadays we witness to an incredible growth of complexity and uncertainty in projects environment, which makes it necessary to consider the factors that influence their success. The development of project management competences in organizations is an important factor to enhance the project management performance and consequently the organization performance. So, now we can find some standards that identify a group of competences that have impact in project success. The extent of this impact depends on several factors, including the type of projects. It is a fallacy to consider that all projects are alike and that the same tools can be used to manage them all. Managing projects with this attitude leads often to project failure because companies are using improper techniques for many of their activities. Firstly this study aimed to identify a set of key competencies that have more influence on projects success. But the main objective of this research was to associate competences or groups of competences to different types of projects. The list of 46 competences (technical, behavioral and contextual) provided by IPMA (International Project Management Association) was selected, and three dimensions of distinction of projects by types: application area, innovation and complexity. Data collection was done through an online questionnaire intended only for Portuguese project managers. A sample of 96 project managers was obtained, which identified 13 key competences for the majority of projects, mostly behavioral competences. Other 13 competences were found like the most frequently used to achieve success in the different types of projects. This sample shows a clear correlation between technical competences and project complexity. At the end are presented the limitations of the study as well as their implications for practice and theory, including suggestions for future work in the area.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/27356
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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