Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/27123

TitleConflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior
Author(s)Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
KeywordsAprendizagem da Estatística
Inferência
Testes de hipóteses para a proporção
Enfoque Ontosemiótico
Ensino superior
Issue dateNov-2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)Neste trabalho analisamos as resoluções de 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no letivo 2012-2013, quando confrontados com um problema de testes de hipóteses para a proporção. Tendo por referência teórica o Enfoque Ontosemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, estudaram-se os conhecimentos matemáticos implícitos nas respostas a partir dos objetos e processos matemáticos utilizados, enfatizando-se a relação expressão – conteúdo das funções semióticas como meio de caracterizar possíveis conflitos semióticos. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam ou que apresentaram respostas sem sentido, salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses, ao cálculo da estatística do teste e à tomada de decisão.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/27123
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 XXIVSIEMc.pdfDocumento principal270,22 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID