Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27048

TítuloArrogância e construção do ethos no discurso político português
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveActo ameaçador (FTA)
Arrogância
Discurso político
Ethos
Acte menaçant (FTA)
Arrogance
Discours politique
Data2008
EditoraUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Resumo(s)Os políticos são arrogantes. Este enunciado é a expressão de um saber partilhado, doxal, a representação de uma imagem social dos interlocutores do discurso político português. A atribuição de tal característica decorre de um acto avaliativo negativo que pressupõe a interacção verbal prévia, a relação – problemática – com o interlocutor (restrinjo-me à arrogância verbal, ainda que as dimensões paraverbais – mímica, linguagem corporal, tom – não sejam negligenciáveis). Pretendo, por isso, analisar, no discurso político parlamentar português, a construção do ethos de arrogância, analisar o modo como as características do género de discurso contribuem para a construção deste estereótipo. Com efeito, a polarização da relação com o adversário favorece, por um lado, a derrogação da máxima de modéstia, proposta por Leech (1983) pela realização de auto-elogios e, por outro, o insulto como acto ameaçador (FTA) particular (BROWN e LEVINSON, 1987), em simultâneo com a desvalorização do adversário.
Les Politiciens sont arrogants. Cet énoncé est l’expression d’un savoir partagé, doxal; c’est la représentation d’une image sociale des interlocuteurs du discours politique portugais. Cette caractéristique est le résultat d’un acte d’évaluation négative qui présuppose une interaction verbale antérieure, de confrontation entre les interlocuteurs (on ne va considérer que l’arrogance verbale, malgré l’importance des caractéristiques paraverbales de l’interaction). Dans le discours politique parlementaire portugais, j’analyse la construction de l’ethos arrogant et, en particulier, la façon dont les caractéristiques du genre contribuent à la construction de ce stéréotype. En fait, la polarisation de la relation entre les interlocuteurs favorise l’occurrence, d’un côté, de la dérogation de la maxime de modestie de Leech (1983) par l’auto éloge et, de l’autre, de l’insulte, un acte menaçant (FTA) particulier. Les deux vont de pair avec la discrédibilisation de l’adversaire.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27048
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Arrogância e ethos.pdfdocumento principal174,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID