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TítuloDebate, argumentação e organização enunciativa
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveArgumentação
Organização enunciativa
Ethos
Debate
Persuasão
Data2005
EditoraUniversidade do Minho
RevistaComunicação e sociedade
Resumo(s)O debate eleitoral é um discurso argumentativo polémico que, mais do que qualquer outro debate mediatizado, constitui um exercício de influência, orientado para aprofundar o desacordo com o seu adversário e simultaneamente persuadir o «auditório», levá-lo a agir de forma muito directa e precisa, num determinado momento. O discurso é, pois, essencialmente argumentativo. Tomando a argumentação como um processo discursivo dialógico por natureza e prototipicamente dialogal, todos os componentes do discurso participam na sua construção. Daremos centralidade aos protagonistas da interacção verbal a que as teorias da argumentação têm dado progressiva importância. A construção do ethos, ou imagens discursivas dos interlocutores que resulta da conjunção de diferentes planos, engloba como vector determinante as suas imagens prévias, ou ethos pré-discursivo, integrando o conhecimento doxal da comunidade, e disponíveis no momento da alocução. A análise de um debate permitirá ilustrar estas dimensões e acentuar a importância do ethos discursivo e pré-discursivo na construção do discurso persuasivo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27043
ISSN1645-2089
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/issue/view/92
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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