Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26876

TítuloA investigação no campo da educação de adultos em Portugal (2000-2011) : tendências da produção académica
Autor(es)Monginho, Ricardo Jorge Raleira
Orientador(es)Guimarães, Paula Cristina Oliveira
Data2013
Resumo(s)A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação de Adultos, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, pretende mapear a produção académica no campo da educação de adultos em Portugal, na última década, e conhecer as suas principais tendências. Neste sentido, estudam-se os trabalhos publicados e as principais estratégias metodológicas mobilizadas. Este estudo adota uma metodologia qualitativa e utiliza as técnicas de investigação documental (Sousa, 2005) e análise de conteúdo (Bardin, 2009), a partir de um corpus documental construído através de um procedimento de amostragem intencional (Afonso, 2010), que compreende setenta e dois documentos publicados em Portugal: i) vinte e um livros, com base em teses de doutoramento ou dissertações de mestrado; e ii) cinquenta e um artigos, publicados em revistas científicas da área da educação. Nesta dissertação constata-se que: i) apesar da aparente inexistência de uma interrelação entre muitas das temáticas estudadas, existem determinadas especificidades que lhes são comuns; ii) começa a registar-se a emergência de um conjunto de trabalhos que se inscrevem em linhas cada vez mais consistentes, coerentes e continuadas; iii) apesar desta circunstância, a produção académica no campo apresenta características bastante heterogéneas. Sobre as tendências da produção académica portuguesa no campo, há indícios de que acompanham as linhas de pensamento disseminadas, quer pela UNESCO, por exemplo, no que remete para a individualização dos processos e da valorização da educação não formal, como pela UE, no que respeita, sobretudo, ao reconhecimento de conhecimentos adquiridos por via da experiência (entre outros). Complementarmente, muitos trabalhos inscrevem-se em abordagens críticas, refletindo alguns desenvolvimentos históricos da educação de adultos em Portugal, desde 1974, de entre esses, muitos daqueles que se debruçam sobre a análise das políticas públicas.
This dissertation, developed in the framework of the Master of Educational Sciences, specialization in Adult Education, in the Institute of Education of University of Minho, aims at mapping the academic production in the field of adult education in Portugal in the last decade, and understanding main trends. Thus, it analyses articles and books published and main methodological strategies mobilized in portuguese academic research in adult education. This study adopts a qualitative methodology and uses the techniques of documentary research (Sousa, 2005) and content analysis (Bardin, 2009), making use of a documentary corpus, built through a intentional sampling (Afonso, 2010), which comprises seventy-two documents published in Portugal: i) twenty-one books based on doctoral thesis or master dissertations, and ii) fifty-one articles published in scientific journals in the field of education. This dissertation reveals: i) that despite the apparent absence of an inter-relationship between many of the subjects studied, there are certain features which are common to them; ii) the emergence of some consistent, coherent and continuous trends of analysis; iii) that despite this last circumstance, the academic production in the field is quite heterogeneous. Data collected show that UNESCO, in what refers to the processes of individualization and valuing non-formal education, has had a great influence in the academic production studied, as well as the EU, particularly in what concerns the recognition of knowledge acquired through experience. In addition, many publications follow critical approaches, reflecting some historical developments of adult education in Portugal since 1974, among these, many of those who focus on the analysis of public policies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26876
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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