Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26763

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCasal, João-
dc.date.accessioned2013-12-06T11:35:30Z-
dc.date.available2013-12-06T11:35:30Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-989-97374-2-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/26763-
dc.description.abstractA presente comunicação reflete o processo de investigação-ação de um projeto de intervenção pedagógica, cujo objetivo principal foi a promoção da motivação e da autonomia na aprendizagem. A teoria pedagógica de suporte é o construtivismo, que sugere o uso de estratégias diferenciadas para alcançar o objetivo traçado. Assim, foram selecionadas várias ferramentas tecnológicas que, associadas a diversas formas de organização das aprendizagens, se considera que propiciam um ambiente de promoção da motivação e autonomia. Neste texto começar-se-á por apresentar razões fundamentadas para a promoção da motivação e da autonomia. Seguidamente caraterizar-se-á o contexto onde se desenvolveu o processo de investigação-ação, para depois se descrever o mesmo. Neste âmbito serão descritas as estratégias, onde se enquadram as ferramentas tecnológicas utilizadas. Destas destaca-se o uso do vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva e de ferramentas online de trabalho colaborativo e cooperativo.por
dc.description.abstractThis communication presents the action-research process of a pedagogical intervention project, which has the promotion of motivation and autonomy on learning as main goal. Constructivism is the pedagogical theory background, and it suggests the use of differenced strategies to achieve the mentioned goal. Thus, a set of technological tools were selected. These tools, associated with various forms of organizing the learning, raised a favourable environment to promote motivation and autonomy. lnitially, this paper will present grounded reasons to promote motivation and autonomy on learning. Following, the background of the action-research process will be introduced and then a description of the approaches used. ln this context, the strategies where the technological tools are integrated will be described. The use of video as a cognitive and reflexive instrument and the use of online tools for a collaborative and cooperative work stand out.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectMotivação para aprendizagempor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectLearningpor
dc.titleA tecnologia como estratégia de promoção da motivação e autonomia na aprendizagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage615por
oaire.citationEndPage627por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleVIII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVIII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
Appears in Collections:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2013) A TECNOLOGIA COMO ESTRATEGIA DE PROMOCAO DA MOTIVACAO E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM.pdf157,81 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID