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https://hdl.handle.net/1822/26699
Título: | A agenda da avaliação nos programas de educação e formação de adultos : políticas e práticas de avaliação num CNO |
Autor(es): | Cunha, Maria de Lurdes Maciel Gomes |
Orientador(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A agenda da avaliação nos programas de educação e formação de adultos –
Políticas e práticas de avaliação num CNO
O objectivo da Dissertação é o estudo das relações entre as concepções de educação
e formação de adultos e as concepções de avaliação, e o seu desenvolvimento está
ancorado na análise das práticas de avaliação de um Centro de Novas Oportunidades
(CNO), com ênfase nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de
Competências (RVCC) de nível escolar. A elucidação das relações entre a educação e a
formação de adultos e a avaliação baseou-se num quadro teórico, que permitiu concluir que
os padrões de coerência que se estabelecem no plano das teorias não resistem à dinâmica
das práticas educativas. Às dificuldades na articulação entre avaliação/ aprendizagem/
ensino, acrescem as tensões que percorrem os modelos de educação e formação de
adultos, que resultam da coabitação de diferentes objectivos e da convivência de
pedagogias inovadoras com políticas centradas na performatividade e no ajustamento das
competências. Neste contexto, predominam modelos de avaliação orientados para as
lógicas da “medida” e do “controlo” dos resultados e dos procedimentos, em contraponto aos
modelos que valorizam a participação e o empowerment dos avaliados.
O trabalho empírico foi realizado num CNO através da metodologia do estudo de caso.
A informação recolhida reflecte as complexidades do processo RVCC, no que respeita
nomeadamente à concepção do modelo e dos referenciais de suporte e à operacionalização
dos métodos de avaliação. As adultas participantes e a equipa técnica valorizam de forma
positiva a experiência e os resultados, sem contudo deixar de questionar algumas das
orientações. A relevância dos resultados ao nível da mobilização dos adultos para
estratégias de aprendizagem ao longo da vida é confrontada com os efeitos da massificação
do acesso a esta prática educativa e da hegemonia dos objectivos da certificação.
Conclui-se que a agenda da avaliação no CNO estudado é marcada por tensões e
lógicas contraditórias que afectam as ideias de ruptura face ao modelo escolar e de
inovação pedagógica, porque embora mobilize uma avaliação ao serviço do empowerment e
das aprendizagens dos adultos é óbvia a relevância da avaliação sumativa e certificativa.
Múltiplos factores contribuem para a compreensão desta realidade, nomeadamente a (i)
complexidade da avaliação em educação, e em particular a avaliação de competências em
contextos de formação experiencial e (ii) a ambiguidade dos objectivos que norteiam esta
prática educativa, que por um lado valorizam as dimensões críticas, humanistas e
emancipatórias da educação dos adultos, mas por outro reforçam a sua orientação para a
performatividade, a adaptabilidade e a lógica do mercado das qualificações. The assessment agenda in education and training for adults - Policies and practices of assessment in a New Opportunities Centre The aim of the Dissertation is the study of relationship between adult education/ training conceptions and assessment conceptions, and their development is based on the analysis of evaluation practices in a New Opportunities Centre (NOC), with emphasis on processes of recognition, validation and certification of competences (RVCC), school level. The comprehension of the relationship between education/ training for adults and assessment was based on a theoretical framework, which showed that the patterns of coherence that are established in theory doesn’t resist to the effective educational practices.To the difficulties in linking assessment/ learning/ teaching, are added the tensions that characterize the adult’s education and training models that result in the cohabitation of different objectives and in the coexistence of innovative pedagogies with policies focused on performativity and labour market adjustment. In this context, prevails evaluation models oriented to the ideas of "measure" and "control" the results and the procedures, in contrast to models who value the adult’s participation and empowerment. The empirical work was conducted in a NOC through the methodology of the case study. The information collected reflects the complexities and conflictualities of the RVCC process, particularly with regard to the design of the assessment model and tools and the application of assessment methods and techniques. The adult’s participants and the technical team appreciated positively both the experience and the outcomes. But some of the guidelines have also been questioned, and the relevance of adult participation in lifelong learning strategies is confronted with the effects of mass access to RVCC processes and the importance of certification objectives. It is concluded that NOC’s evaluation agenda is characterized by difficulties and contradictory logics that affects the ideas of breaking the school model and pedagogical innovation. Although learning-oriented assessment and empowerment evaluation are mobilized, it’s obvious the weight of summative and certificative assessment. Multiple factors contribute to understand this situation, namely (i) the complexity of assessment in education, and in particular the assessment of competencies in experiential learning contexts and (ii) the ambiguity of the objectives of this educational practice, which for a hand value the critical and humanist dimensions of adult education, but otherwise reinforce its direction for performativity, adaptability and marketable work skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26699 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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