Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26684

TitleAs analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
Author(s)Oliveira, Domingos Bacelar de
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2013
Abstract(s)De modo a facilitar a compreensão e visualização de conceitos científicos abstratos, os manuais escolares tem vindo a recorrer ao uso de analogias. Contudo para serem eficazes as analogias devem ser inseridas nos manuais escolares de acordo com as recomendações descritas na literatura. Este estudo, centrado no tópico programático dinâmica interna da Terra, procurou responder às seguintes questões de investigação: Qual a diversidade de analogias presentes nos manuais escolares Portugueses?; Que características apresentam as analogias inseridas nos manuais escolares?; Como são integradas as analogias no manual escolar?; Que utilização é feita, pelo autor dos manuais escolares, dessas analogias?; Em que medida o uso que é feito das analogias varia em função do nível de escolaridade a que pertence o manual escolar? Para tal, foram analisadas as analogias presentes em 21 manuais escolares portugueses, sendo 12 manuais de Ciências Naturais, 7º ano; seis manuais de Biologia/Geologia, 10º/11º ano; e três manuais de Geologia, 12º ano. Foram encontradas 73 analogias, as quais foram analisadas com base na grelha de análise adaptada de Thiele (1995). Os resultados obtidos indicam que cerca de 50% das analogias encontradas se encontram repetidas em vários manuais escolares; cerca de 40% das analogias podem induzir ou reforçar conceções alternativas; a maioria das analogias identificadas é de tipo funcional, é apresentada na forma verbal, é enriquecida, foi inserida no corpo do texto, tem como objetivo promover a aprendizagem de conceitos, não é acompanhada de uma descrição das suas limitações. Para além disso, constatou-se que sinalização da presença da analogia é o seu uso para o reforço da aprendizagem é mais frequente no ensino secundário do que no ensino básico. Este estudo também permite concluir que o modo como as analogias são empregues é semelhante ao modo como os autores de manuais escolares de ciências o fazem e que não são tidas em conta as recomendações dos educadores de ciências sobre boas práticas de inclusão de analogias em manuais escolares. Algumas recomendações para uma seleção e integração eficaz das analogias nos manuais escolares são apresentadas.
School textbooks have been employing analogies in order to enhance understanding and visualization of abstract scientific concepts. To an effective integration of analogies, recommendations provided in the literature, on science education, must be taken into account. This study, focusing on the theme ‘Earth internal dynamics’ in school textbooks, aimed at answering the following research questions: What is the diversity of analogies presented in Portuguese school textbooks?; What are their characteristics?; How are they integrated? How do school textbooks’ authors use them?, and to what extent are analogies differently integrated in middle and secondary school textbooks? In order to answer these questions, 21 Portuguese textbooks were analysed (12 textbooks of Natural Sciences, 7th grade; six textbooks of Biology/ Geology,10/11th grade, and three textbooks of Geology, 12th grade). The 73 analogies identified were analysed using a framework adapted from Thiele (1995). Results show that about 50% of the analogies are repeated in different textbooks; about 40% of the analogies may induce or reinforce misconceptions, the majority of the analogies are of the type functional, are presented in the verbal format, are enriched, are inserted in the body of the main text, aim at enhancing learning of new concepts, and are not followed by a description of their limitations. In addition, explicit signalling of the analogies as well as their use as reinforcing learning were more frequent in secondary than in middle school textbooks. These results are similar to those found in other studies, and reveal that textbooks’ authors do not follow the recommendations of good practice of analogy integration reported in the literature. Recommendations for an effective selection and integration of analogies about geology in textbooks are provided.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26684
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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