Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26637

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernardes, P.-
dc.contributor.authorMartins, Manuela-
dc.date.accessioned2013-12-03T22:53:00Z-
dc.date.available2013-12-03T22:53:00Z-
dc.date.issued2003-10-08-
dc.identifier.issn0873-1837por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/26637-
dc.description.abstractA Computação Gráfica é, seguramente, uma ferramenta importante, e crescentemente utilizada, para representar e manipular grandes quantidades de informação de elevada complexidade. Por sua vez a arqueologia, de uma forma geral, produz um manancial de informação de grande complexidade, pelo que a sua representação utilizando as tecnologias da Computação Gráfica constitui um elevado e aliciante desafio. As reconstruções virtuais que representam arqueosítios, como, por exemplo, a cidade romana de Bracara Augusta, devem ser consideradas uma ferramenta importante e fundamental para o desenvolvimento da investigação levada a cabo por peritos (arqueólogos, arquitectos e especialistas em urbanismo) e para o despertar das consciências relativamente à importância da herança cultural.por
dc.description.abstractComputer Graphics is undoubtedly an important tool, widely used for representing and manipulating enormous amounts of high complex information. Usually, the archaeological information is highly complex, so its representation using computer graphics technology is a true and engaging challenge. Virtual reconstructions representing archaeological sites, as for example the roman town Bracara Augusta, should be considered a fundamental tool for the research improvement carried out by experts and extremely important for the uprising of cultural heritage consciousness.por
dc.description.sponsorshipFundação Ilídio Pinho; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação do Quadro Comunitário de Apoio IIIpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBracara Augustapor
dc.subjectComputação gráficapor
dc.subjectArqueologia urbanapor
dc.titleComputação gráfica e arqueologia urbana : o caso de Bracara Augustapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage63por
oaire.citationEndPage72por
oaire.citationTitle12º Encontro Português de Computação Gráficapor
sdum.journal12º Encontro Português de Computação Gráficapor
Appears in Collections:UAUM - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Computação Gráfica e Arqueologia Urbana.pdf784,78 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID