Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26539

TitleStress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
Other titlesOccupational stress and cognitive appraisal : a study with security forces
Author(s)Esteves, Anabela de Jesus
Gomes, António Rui
KeywordsStress
Avaliação Cognitiva
Burnout
Sintomatologia depressiva
Cognitive Appraisal
Depressive Symptomatology
Issue date2013
PublisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
JournalSaúde e Sociedade
CitationEsteves, A., & Gomes, A. R. (2013). Stress ocupacional e avaliação cognitiva: Um estudo com forças de segurança. Saúde e Sociedade, 22(3), 701-713.
Abstract(s)Este estudo analisa a experiência de stress laboral numa amostra de profissionais de segurança pública, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva do modelo transacional (Lazarus, 1991, 2000) no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram incluídos 196 profissionais de segurança pública, que responderam a um protocolo de avaliação sobre stress ocupacional, avaliação cognitiva primária e secundária, burnout e sintomatologia depressiva. Os resultados apontaram experiências laborais mais negativas nos profissionais casados, nos que não praticavam exercício físico, nos que exerciam maioritariamente funções de exterior ao local de trabalho, nos que trabalhavam mais horas por semana e nos que possuíam categorias profissionais mais baixas. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Em conclusão, os resultados evidenciaram a importância das variáveis pessoais e profissionais na experiência de stress laboral, bem como a adaptabilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral nesta classe de profissionais.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26539
DOI10.1590/S0104-12902013000300005
ISSN0034-8910
Publisher versionhttp://www.scielo.br/pdf/sausoc/v22n3/05.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10-SO GNR-A Esteves & R Gomes-Rev Saúde e Sociedade.pdfdocumento principal249,7 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID