Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26352
Título: | Os Cursos de Educação e Formação (CEFS) : redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'" |
Autor(es): | Sá, Virgínio Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Cursos de educação e formação Democratização segregativa Alunos-Problema Dupla certificação |
Data: | Dez-2012 |
Editora: | Asociación de Sociología de la Educación (ASE) |
Resumo(s): | Sustentados na retórica política de combate aos défices de escolarização, ao abandono escolar precoce e de promover uma oferta educativa e formativa orientada, primeiro (2002), para os jovens entre os 15 e os 18 anos que se encontrem em risco de abandono sem concluir o 9.º ano de escolaridade e mais tarde (2004) alargados também aos jovens que abandonaram a escolaridade antes da conclusão do 12.º ano, a instituição dos Cursos de Educação e Formação (CEFS) tem vindo a revelar-se uma medida politica educativa geradora de leituras bastante desencontradas, ora inscritas na agenda da democratização promotora da inclusão, ora denunciadoras de discriminação e subalternização de públicos escolares já vitimas de outras exclusões ("democratização segregativa" - Merle, 2002). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26352 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os CEF's redutos de esperança.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |