Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26352

TítuloOs Cursos de Educação e Formação (CEFS) : redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'"
Autor(es)Sá, Virgínio
Antunes, Fátima
Palavras-chaveCursos de educação e formação
Democratização segregativa
Alunos-Problema
Dupla certificação
DataDez-2012
EditoraAsociación de Sociología de la Educación (ASE)
Resumo(s)Sustentados na retórica política de combate aos défices de escolarização, ao abandono escolar precoce e de promover uma oferta educativa e formativa orientada, primeiro (2002), para os jovens entre os 15 e os 18 anos que se encontrem em risco de abandono sem concluir o 9.º ano de escolaridade e mais tarde (2004) alargados também aos jovens que abandonaram a escolaridade antes da conclusão do 12.º ano, a instituição dos Cursos de Educação e Formação (CEFS) tem vindo a revelar-se uma medida politica educativa geradora de leituras bastante desencontradas, ora inscritas na agenda da democratização promotora da inclusão, ora denunciadoras de discriminação e subalternização de públicos escolares já vitimas de outras exclusões ("democratização segregativa" - Merle, 2002).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26352
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
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