Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26016

TitleContributo dos jogos realizados nos recreios do 1º ciclo para o desenvolvimento motor da criança
Author(s)Pereira, Vânia
Condessa, Isabel
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsJogo
Recreio
Criança
Play
Recess time
Children
Issue dateOct-2013
PublisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Abstract(s)É nos recreios onde as crianças realizam as suas atividades de forma "livre" e estes momentos são uma boa oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades motoras, a atividade lúdica e o jogo poden dar nesta fase, um grande contributo nesse sentido.Este estudo teve como objetivos: saber quais as práticas realizadas atualmente nos recreios das escolas do 1º ciclo e quais os espaços de recreio mais utilizados pelas crianças durante esse período, verificando as diferenças entre género. Para a realização deste estudo foi aplicado um questionário sobre práticas e interações nos recreios em duas escolas do 1º ciclo da cidade de Braga. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais, 167 (52,7%) são rapazes e 150 (47,3%) raparigas. Verificamos que os rapazes, durante o tempo de recreio na escola, se envolvem com mais frequência nas seguintes atividades: correr (82,6%); jogar futebol (74,9%); caçadinhas (67,1%), e as raparigas realizam, com mais frequência: correr (78,7%); conversar (71,3%); caçadinhas (64,0%). Em relação aos espaços onde decorrem as atividades, tanto rapazes como raparigas mencionaram com masi frequência o campo de jogos (rapazes -68,2%; raparigas - 54,8%), de seguida o espaço em frente à escola (rapazes - 11,6% e raparigas - 23,6%) e o terceiro espaço mais utilizado é um espaço em terra com árvores, relva e algum relevo (rapazes - 8,5%; raparigas - 15,4%)
Recess time in school is the time for children's "free" play and these is a great opportunitie to le arn and develop their skills. This study aimed to know what kind of play and activities are currently performed in primary school's playground during recess time and verify which are the playground areas most used by children in school, regarding the differences between gender. A questionnaire about practices and interactions in primary school's recess time was aplied to a sample of 317 children from the 4 grades of two primary school's of Braga city center, in witch 167 (52,7%) are boys and 150 (47,3%) are girls. We verified that, during recess time in school, boys engaged more frequently in the following activities: run (82,6%); play football (74,9%); chase play (67,1%), and girls, were more engaged in: run (78,7%); talk (71,3%) and chase play (64,0%). Regarding the spaces where their activities take place, both, boys and girls mentioned more frequently the game field (boys - 68,2%; girls - 54,8%),), then the area in front of the school (boys - 11,6% e girls- 23,6%) and the third is a natural environment area in land with trees and grass (boys- 8,5%; girls -15,4%).
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26016
ISBN978-989-704-155-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capítulo de livro UTAD_UM.pdf4,25 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID