Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26006

TítuloAdaptação e validação da "Escala de Auto-Avaliações Nucleares" em contextos desportivos
Autor(es)Osório, Joana
Sofia, Rui M.
Cruz, José Fernando A.
Palavras-chaveAuto-avaliações nucleares
Desporto
Avaliação psicológica
Core Self-Evaluations
Sport
Psychological Assessment
DataJun-2013
EditoraAssociação Portuguesa de Psicologia
Resumo(s)O conceito de auto-avaliações nucleares agrega características disposicionais de personalidade que reflectem as avaliações mais “centrais” que os indivíduos fazem acerca de si próprios (Judge & Bono, 2001), nomeadamente as crenças de auto-eficácia generalizada, locus de controlo, auto-estima e estabilidade emocional. A EA-AN - Escala de Auto-Avaliações Nucleares (Core Self-Evaluations Scale; Judge, Erez, Bono & Thoresen, 2003) engloba a avaliação, de forma combinada, destes quatro traços. Num estudo de adaptação da escala para o contexto desportivo português, uma análise factorial exploratória revelou uma estrutura unidimensional congruente com a versão original e com boa consistência interna. No seguimento, este estudo pretende explorar com maior detalhe as propriedades psicométricas desta escala recorrendo a uma análise factorial exploratória e analisando a sua relação com avaliações cognitivas e estratégias de auto-regulação.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoIn A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos e col. (Orgs) (2013). Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1232-1240).Aveiro: APP-Asociação Portuguesa de Psicologia.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26006
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
osorio-sofia-cruz-snip13- core-auto-aval nucl.pdf859,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID