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https://hdl.handle.net/1822/25989
Título: | Práticas narrativas e perfis de contadores de histórias |
Autor(es): | Ribeiro, Mariana Freire de Andrade Romana |
Orientador(es): | Ferreira, Fernando Ilídio Azevedo, Fernando José Fraga de |
Data: | 18-Jul-2013 |
Resumo(s): | A presente dissertação trata a envolvência da narrativa, cuja prática se considera por si
só implícita no domínio da animação cultural, no desenvolvimento humano, bem como os vários
perfis de narradores profissionais e contadores de histórias, com os quais houve oportunidade e
disponibilidade de conhecimento mútuo e espaço para a partilha de experiências de vida. É parte
integrante do estudo proposto a abordagem da formação da pessoa como contadora profissional
e a sobre saliência da importância da formação empírica, adquirida na prática da contação.
Destaca-se uma questão geradora (seguida por várias outras que, mais tarde, deram
origem a uma entrevista), com a perspetiva de orientar o estudo e o caminho a tomar para a
concretização do trabalho proposto. Eis que a questão consiste no seguinte: Como se realiza a
Narração ou Contação de Histórias enquanto processo educativo? Partindo deste ponto,
pretende-se explorar, definir e relacionar preferências e hábitos narrativos subjacentes aos perfis
de contador. Concretiza-se, na presente dissertação, a abordagem dos métodos dos diferentes
narradores e a pesquisa em vários contextos, tendo em conta a diversidade dos públicos que
possam constituir a audiência e de recursos materiais a que o profissional tem acesso e recorre,
seja de forma previamente pensada, seja de modo improvisado.
A primeira parte do trabalho efetuado apresenta uma breve explicação terminológica,
com o intuito de garantir a ausência de interpretações erróneas por motivos vocabulares.
Encontra-se, seguidamente, o estudo do estado da arte através da abordagem da questão da
memória oral nacional e estrangeira. A segunda parte do mesmo expõe o capítulo dos estudos
de caso, onde se submete em observação todo o material conseguido ao longo das pesquisas
efetuadas no terreno, isto é, as entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo. Por fim,
concebe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática da narração e contação de histórias e
sua mais-valia para o desenvolvimento do ser humano, em particular, durante a sua infância. The following dissertation deals with the involvement of the narrative, which is considered an implicit act of cultural animation, in human development, as well as with the various profiles of professional narrators and storytellers, with which there was the opportunity for mutual understanding and for sharing personal life experiences. The proposed study presents an approach about the empirical training of the individual as a professional storyteller, acquired during their performance. There is one main question (followed by several others with which an interview was created) which perspective is to guide this study and to define what path to take to achieve the proposed work. The one question consists on the following: How does the Narration or Storytelling takes place while being one current practice in educational process? Based on this idea, we intend to explore, define and relate preferences and habits of the narrative, underlying on the profiles of storytellers. Part of this same study is the approach to the various methods used by the different narrators, as well as the research in different contexts, without ignoring the diversity of the publics and the diversity of materials used by the professional, rather he/she planned it or not. The first part of the performed work provides a brief explanation of the terminology, in order to ensure that there will be no misinterpretations provoked by the vocabulary. Afterwards, there is an approach about the state of the art, by addressing the issue of oral memoirs inside and outside our country. The second part of the chapter presents the studied cases, where the subjects under observation are all the achieved material about the research conducted in the field, by that we mean the semi-structured interviews and the logbook. Finally, we conceive a reflection based on the practice of the narration and storytelling and its benefit for the development of the human being, particularly during their childhood. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25989 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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