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https://hdl.handle.net/1822/25979
Título: | Reorganização do espaço, dos materiais e dos tempos: um estudo de caso |
Autor(es): | Arantes, Dora Isabel Rodrigues |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Modo pedagógico transmissivo / modo pedagógico construtivista Investigação-ação Aprendizagem pela ação Envolvimento das crianças Pedagogical transmissive mode / pedagogical constructive mode Action-investigation Learning through action Children engagement |
Data: | 26-Jun-2013 |
Resumo(s): | A presente investigação assenta num processo de transformação da prática pedagógica
como educadora de infância que se enquadrava num modo pedagógico transmissivo. A
frequência das aulas de mestrado e o conhecimento construído em torno de alguns pedagogos
começaram a dar significado às inquietações existentes. A compreensão da importância de um
espaço suficientemente amplo para a movimentação das crianças, com materiais arrumados e
com tempos pedagógicos consistentes, foram o ponto de partida para uma primeira reflexão.
Após a observação e avaliação do contexto educativo através da realização do Perfil de
Implementação do Programa (PIP) foi percebida a necessidade de reorganizar o espaço
(tornando-o mais flexível, atrativo e diversificando os materiais), reestruturar a rotina diária
(favorecendo uma aprendizagem refletida e partilhada em diferentes tempos) e estabelecer
interações positivas e diferenciadoras.
Foi adotado como referência pedagógica para o processo transformativo o modelo High-
Scope por valorizar a ação da criança, e por permitir que os adultos valorizem e aprendam a
ouvir a criança, dando-lhe voz. Deste modo, este estudo pretende clarificar o caminho percorrido
para transformar a ação educativa tendo em conta a análise e a reflexão sobre o espaço, os
materiais e os tempos pedagógicos para melhorar as oportunidades educativas das crianças e o
seu envolvimento nas experiências educativas.
O trabalho assentou numa metodologia de investigação-ação por ser a que melhor
respondia aos objetivos propostos sendo que a ação e a investigação orientaram-se para o
mesmo fim, iniciar um processo de mudança na prática pedagógica e dar voz à criança.
O processo de transformação ao nível do espaço, das rotinas e das interações favoreceu
uma aproximação ao modo pedagógico construtivista o que tornou possível proporcionar novas e
mais desafiantes oportunidades de aprendizagem, criar um clima mais positivo e favorável às
interações adulto-criança e criança-criança capaz de respeitar as escolhas, as diferenças, a
imaginação, a criatividade e a aprendizagem ativa das crianças.
Ao mesmo tempo os resultados obtidos dos níveis de envolvimento das crianças parecem
poder ser a consequência da participação mais democrática proporcionada ao grupo que
permitiu desenvolver as suas identidades, assumir responsabilidades, desenvolver o espirito
criativo e cooperativo, desenvolver a autonomia e a sua independência. This inquiry is based on a transformation process of pedagogical practice as a kindergarten teacher, which fitted a transmissive teaching mode. Attending the master classes and the knowledge built around certain educators gave my existing concerns a meaning. The understanding of the importance of a space wide enough for children to move around, with organized materials as well as consistent pedagogical timings, was the starting point to a first reflection. After observing and evaluating the educational context through the use of the Program of Implementation Profile (PIP) it became clear the need of an organized space (turning it more flexible, attractive and with different materials), a restructured daily routine (enabling a thoughtful and shared learning at different timings) and the establishment of positive and differentiating interactions. The High-Scope model was adopted as a pedagogical reference for the transforming process, because it values the child’s action and enables adults to give children value and learn how to listen them, giving them voice. Thus, this study seeks to clarify the pathway to transform the educative action taking into account the analysis and the reflection about the space, materials and pedagogical timings in order to improve the children’s educational opportunities and their engagement in the educational experiences. The project was based on an action- investigation methodology; because it was the one that best answered to the proposed goals once action and investigation were oriented to the same purpose- begin a changing process in the pedagogical practice and give the child voice. The transformation process in terms of space, routines and interactions helped to get closer to the constructive model turning possible the creation of new and challenging learning opportunities, building up a more positive environment that enables the adult-child and child-child interactions. An environment that is able to respect the child’s choices, differences, imagination, creativity and active learning. Simultaneously, the results from the levels of the children engagement seem to may be a consequence of a more democratic participation provided to the group, which allowed developing their identities, taking responsibilities, developing their creative and cooperative spirit, their autonomy and independence and above all their identity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25979 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
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