Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25889

TítuloUma Wiki na disciplina de TIC: um estudo no 9º ano de escolaridade
Autor(es)Álvares, Maria José Ferreira
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveProcesso ensino-aprendizagem
Ferramentas colaborativas
Interesse
Empenho
Motivação
Teaching-learning process
Collaborative tools
Interest
Commitment
Motivation
Wiki
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
Resumo(s)No contexto da sociedade do séc. XXI, urge estudar a forma como as ferramentas colaborativas podem contribuir de forma decisiva para enriquecer e diversificar o processo ensino-aprendizagem, fazendo das Escolas ambientes de aprendizagem abertos ao mundo. Nesta investigação, através de um estudo de caso misto, foi construída e dinamizada uma Wiki de turma e avaliado o seu impacto ao nível do interesse, empenho e motivação dos alunos que trabalharam em pequeno grupo, tendo sempre o professor como mediador das aprendizagens. Para avaliar as dimensões em estudo, utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados uma entrevista focus groups, uma escala de diferencial semântico e uma grelha de análise da Wiki. Os resultados mostram que a utilização de ferramentas colaborativas online constitui uma mais-valia para ajudar alunos e professores na partilha de ideias e de dúvidas encorajando-os a aprender colaborando, cooperando, analisando, criticando, interagindo, e ajudando-se mutuamente.
In the context of the 21st century learning society, it is essential to study collaborative tools as means to enhance and diversify teaching strategies, making schools environments that are open to the ever changing world we live in. The mixed method case study presented in this article, consisted in the creation and management of a Wiki in the classroom with a group of grade students, who worked in small groups, leaded by the teacher who assumed the role of a mediator of learning. The impact on students` attitudes, such as motivation, commitment and participation was evaluated through direct observation, focus group interviews, a differential semantic scale and a grid for artefact analysis. Results show that online collaborative tools help students and teacher to share ideas as well as difficulties, enhancing collaborative learning to happen through interaction, discussion, sharing and mutual help.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25889
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MariaJosé_challenges2013.pdf684,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID