Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25868

TitleAprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em contextos online
Author(s)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Carvalho, Carla Joana
Leibovitz, Luísa Jesus
Issue date2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) implica uma organização do trabalho que apela ao trabalho colaborativo dos alunos durante o qual estes procuram encontrar respostas para os problemas que têm de resolver. Partilham e discutem ideias e desenvolvem assim, capacidades de argumentação e de contra-argumentação. Estas atividades decorrem tanto no âmbito de pequenos grupos como no âmbito do grupo turma. A comunicação entre pares e entre estes e o professor é assim privilegiada, assumindo mesmo uma importância decisiva. Num contexto de ABRP online existem dificuldades de comunicação resultantes da distância física existente entre os intervenientes que podem ser ultrapassadas com recurso a diversas ferramentas de comunicação Web e ou presentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste artigo discute-se em que medida essas ferramentas permitem concretizar com igual eficácia as diferentes fases das ABRP e, em especial, em que medida permitem concretizar a necessária comunicação entre os intervenientes, ainda que geograficamente distantes.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25868
ISBN978-989-8525-26-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprendizagem_Baseada_na_Resolução_de_Problemas_em_contextos_online.pdfDocumento principal4,64 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID