Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25866

TitleA educação em ciências para a cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : balanço de um projeto
Author(s)Leite, Laurinda
Issue date2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) teve início na passada década de 60, em escolas de ciências da saúde, e foi-se a outras áreas, incluindo a educação em ciências. O objetivo do recurso a Ensino Orientado para a ABRP (EOABRP) é melhorar a formação científica dos cidadãos e contribuir para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, os quais requerem cidadãos informados, capazes de intervir, responsável e ativamente, em questões socio-científicas ou seja, em problemas que, sendo sociais e ambientais, têm fundamentos científicos. No âmbito do projeto Educação em Ciências para a Cidadania através da ABRP investigou-se diversas vertentes desta abordagem didática, ao nível do 3º ciclo do Ensino Básico. Apesar de os materiais curriculares nem sempre serem muito explícitos ou consistentes com as exigências do EOABRP, os resultados obtidos são favoráveis ao EOABRP e fornecem informações relevantes para a formação de professores e para a implementação desta abordagem em ambientes formais e informais.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25866
ISBN978-989-8525-26-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_Educação_em_Ciências_para_a_Cidadania_através_da_Aprendizagem_Baseada_na_Resolução_de_Problemas.pdfDocumento principal4,75 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID