Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25863
Título: | Educação e democracia: a sociedade civil na resposta a desafios emergentes |
Outro(s) título(s): | Education and democracy: civil society in the response to emerging challenges |
Autor(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação Democracia Sociedade civil Education Democracy Civil society |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación |
Resumo(s): | O presente artigo faz uma revisitação ao
tema já clássico da relação entre a educação
e a democracia partindo da hipótese de
trabalho segundo a qual se verifica, nos
países mais severamente colonizados pela
governamentalidade neoliberal, uma desdemocratização
das finalidades da educação
e que esse fenómeno é tanto mais funesto
quanto compromete a resposta a desafios
que hoje assolam a democracia, como é o
caso da sua reconstrução como projeto de
vida em comum numa era de dissensões
étnicas, culturais e religiosas, e, ainda, a
questão da sustentabilidade ambiental do seu
padrão de vida. O artigo analisa criticamente
essa situação e sustenta a necessidade de
rearticular mais intensamente a educação
com a democracia ao nível das finalidades
do ato educativo, não só na escola e nas
instituições de ensino, mas também no
próprio âmbito da sociedade civil, aí onde
ocorre uma grande parte da nossa formação
em atitudes, valores e comportamentos. A
esta luz, procura-se mostrar que é legítimo
esperar da sociedade civil um contributo na
formação de cidadãos aptos a corresponderem
aos desafios atuais da democracia, seja
em termos de interculturalidade, seja em
termos de sustentabilidade, e que essa ação
ganha pertinência e relevância percorrendo
determinados caminhos pedagógicos. This article is a revisitation to the already classic theme of the relationship between education and democracy based on the hypothesis of work according to which there is, in countries most severely colonized by neoliberal governmentality, a de-democratization of the purposes of education and that this phenomenon is all the more negative as it compromises the answer to challenges that currently are devastating democracy, as it is the case of its reconstruction as a project of living together in an era of ethnic, cultural and religious dissensions, and, yet, the issue of environmental sustainability of their standard of living. The article critically analyzes that situation and argues the need to rearticulate more intensely the education with democracy at the level of the educational purposes, not only at school and in educational institutions, but also within the context of civil society, where it occurs the majority of our formation in attitudes, values and behaviors. In this light, we try to show that it is legitimate to expect a contribution of civil society in the formation of citizens able to meet the current challenges of democracy, in terms of interculturalism, in terms of sustainability, and that this action gains pertinence and relevance covering certain pedagogical paths. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25863 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art.Rev.Galego-Port.2013.pdf | 293,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |