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TítuloModelos de comportamento para simulação de mobilidade em ambientes urbanos
Autor(es)Pinheiro, Rui Miguel Oliveira
Orientador(es)Moreira, Adriano
Nicolau, Maria João
Data2012
Resumo(s)Com a crescente utilização dos dispositivos móveis, é cada vez mais importante o estudo do desempenho dos sistemas de telecomunicações móveis, nomeadamente em ambientes urbanos. Este estudo deve recorrer a modelos de mobilidade específicos (para pedestres e veículos automóveis, por exemplo), em vez de modelos genéricos de mobilidade. No entanto, os simuladores de mobilidade existentes continuam a ser muito genéricos e incapazes de simular, em larga escala, cenários urbanos. Partindo da premissa de que os dispositivos móveis já estão profundamente inseridos nos centros urbanos, faz sentido a criação de um simulador que recrie o movimento das entidades móveis (pedestres ou veículos), nestes cenários. Nos ambientes urbanos existem vários tipos de condicionantes que não permitem que os veículos e pedestres se desloquem livremente, por exemplo, semáforos, sentidos obrigatórios das ruas, o facto dos veículos apenas poderem circular nas estradas, entre outros. Por outro lado, os passeios têm características próprias que influenciam o comportamento dos pedestres, por exemplo, paragens de autocarros, lojas, aglomerados de pessoas, etc.. Esta dissertação descreve o desenvolvimento de um simulador de mobilidade em ambientes urbanos que permita simular movimentos de vários tipos de atores, bem como diversas intereações entre os diversos intervenientes. Pretende-se que estas simulações sejam o mais realistas possível, ou seja, cada tipo de actor (pedestre, carro, autocarro, etc.) vai ter uma mobilidade independente, assumindo as características dos espaços urbanos, como por exemplo, diferentes sentidos de trânsito, existência de situações que fazem com que a velocidade dos actores varie, como semáforos, passadeiras, paragens de autocarro e zonas de maior concentração de actores. O simulador deverá permitir a definição de cenários com base em mapas das estradas e a geração automática de tráfego, pedestre e automóvel. A componente do simulador que vai constituir o foco deste trabalho é a concepção e desenvolvimento dos vários tipos de actores (Pedestres, Automóveis, Trams, etc.).
With the increasing use of mobile devices it is even more important to study the performance of mobile telecommunications systems, particularly in urban environments. This study should appeal to specific mobility models (for pedestrians and motor vehicles, for example) instead of generic models of mobility. However, the existing mobility simulators remain very generic and unable to simulate large-scale urban scenes. Assuming that mobile devices are already deeply embedded in urban centers, it makes sense to create a simulator that recreates the motion of mobile entities (pedestrians or vehicles), in these scenarios. In urban environments there are several types of constraints that do not allow vehicles and pedestrians to move freely, such as traffic lights, street directions required, and the fact that the vehicles can only move on roads, among others. On the other hand, the sidewalks have their own characteristics that influence the behavior of pedestrians, like bus stops, shops, crowds of people, among others. This thesis describes the development of a simulator of mobility in urban environments that allows simulating movements of various types of actors, as well as several interactions between different actors. It is intended that these simulations are as realistic as possible, in other words, each type of player (pedestrian, car, bus, among others) will have an independent mobility, assuming the characteristics of urban spaces, such as different traffic directions, the existence of situations that can diverse the speed of the players, like traffic lights, crosswalks, bus stops and areas of high concentration of players. The simulator should allow the definition of scenarios based on maps of the roads and the automatic formation of traffic, pedestrian and cars. The component of the simulator that will be the focus of this work is the design and development of various types of players (Pedestrians, Cars, Trams, among others).
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia de Comunicações
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25859
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

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