Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25809

TitleBullying escolar: um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno
Author(s)Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Pereira, Beatriz Oliveira
Simões, Hugo
Farenzena, Rosana
KeywordsBullying
Criança
Vitimação
Género
Frequência
Issue dateJul-2012
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, a através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos ( Ẋ=12,36 e σ= 0,773). Os principais resultados de pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção das categorias de vitimação física e de exclusão.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25809
ISBN978-989-8525-13-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

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