Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25620

TítuloInovação estratégica na indústria têxtil e do vestuário nacional : estudo de caso
Autor(es)Pinto, Helder José Faria
Orientador(es)Afonso, Paulo
Vieira, Filipa Dionísio
Data2012
Resumo(s)A indústria têxtil e do vestuário portuguesa (ITVP) necessita inovar não apenas nos produtos ou nos processos, mas através de novas estratégias de negócio, isto é, colocando em prática novos modelos de negócio. O desenvolvimento destes novos modelos de negócio carece de uma correta avaliação estratégica, no sentido de tornar os modelos de negócio inovadores bem-sucedidos e consequentemente as empresas mais competitivas. Este projeto de investigação centra-se na discussão das tendências e dos novos modelos de negócio para a indústria têxtil e do vestuário a partir das ferramentas e da abordagem que suportam a inovação estratégica. Numa primeira fase, foi realizada uma análise geral da indústria têxtil e do vestuário e do respetivo mercado potencial, no que respeita a tendências e oportunidades. Para o efeito, fez-se uma análise documental e realizaram-se quatro entrevistas semiestruturadas. Numa segunda etapa do projeto de investigação foi desenvolvido um estudo de caso numa pequena empresa do setor têxtil e do vestuário nacional, a fim de analisar e discutir a aplicabilidade e o grau de interesse das tendências do negócio identificados ao nível da ITVP. Identificaram-se diversas tendências no negócio da ITVP nomeadamente: a utilização de novas materiais, particularmente novas fibras e a aposta em tecidos funcionais. Por outro lado, constatou-se a importância dos spin-offs para a concretização de novos modelos de negócios e o recurso a diversas estratégias colaborativas para alavancar o modelo de negócio existente. Os resultados do estudo de caso mostraram que a empresa estudada privilegia sobretudo as estratégias colaborativas com parceiros nacionais, atribuindo uma importância intermédia à criação de novos produtos e reduzida importância à criação de um spin-off.
The textile and clothing Portuguese industry (ITVP) needs to innovate not just in products and processes, but through new business strategies, i.e. putting in practice new business models. The development of these new business models lacks a proper strategic assessment, in order to make innovative business models more successful and competitive. This research project focuses on the discussion of trends and new business models for the textile and clothing industry using the tools and approach that support strategic innovation. Initially, we performed a general analysis of the textile and clothing industry and the respective potential market, regarding trends and opportunities. To this end, a documentary analysis was performed and they were conducted four semi-structured. In the second stage of the research project it was conducted a case study in a small company of the textile and clothing Portuguese industry, in order to analyze and discuss the applicability and the degree of interest of the different business trends identified at the level of ITVP. We identified several trends in terms of the ITVP business namely, the use of new materials, particularly new fibers and functional products. Furthermore, it was noted the importance of spin-offs for the materialization of new business models and the use of various collaborative strategies to leverage the existing business model. The results of the case study showed that the studied company focuses mainly on collaborative strategies with national partners, assigning a medium importance to the creation of new products and limited importance to the creation of a spin-off.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25620
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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