Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25517

TitleConstrução e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo
Other titlesConstruction and validation of an developmental profile assessment tool for children with autistic spectrum disorder
Author(s)Reis, Helena Isabel Silva
Pereira, Ana Paula da Silva
Almeida, Leandro S.
KeywordsEducação especial
Autismo
Validação de instrumentos
Técnicas de mensuração
Special education
Autistic spectrum disorder
Validation of assessment instruments
Measurement techniques
Issue date2013
PublisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
JournalRevista Brasileira de Educação Especial
Abstract(s)Nos últimos anos a investigação tem dado particular relevância às alterações do Processamento Sensorial nas crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) e a literatura refere que entre 42% a 88% das crianças com PEA apresentam este tipo de disfunção. Nesta linha foi definido um projeto de investigação centrado na construção de uma escala que avalie a tradicional tríade que caracteriza as crianças com PEA (Interação, Comunicação e Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados), enriquecida pela inclusão de um novo domínio: o Processamento Sensorial. Com a construção e validação desta escala pretendemos que pais e profissionais utilizem colaborativamente um instrumento de avaliação da intervenção que lhes permita monitorizar o processo de apoio e adequar as suas práticas. Neste artigo descrevemos os procedimentos e os resultados das sucessivas fases de construção do instrumento, desde as análises iniciais mais qualitativas até aos estudos centrados na análise quantitativa dos itens.
During the last few years, research has focused on changes in Sensory Processing in children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). As a result, literature has shown that between 42% and 88% of children with ASD present this type of disorder. Based on these findings, a research project was designed centring on the construction of a tool to assess the traditional triad that characterizes children with ASD (Interaction, Communication and Behaviour and Repetitive and Stereotyped Interests), to which was added a new domain: Sensory Processing. By constructing and validating this assessment tool, the intention is for parents and professionals to collaboratively apply this intervention assessment instrument in order to monitor the support process and adapt their practices. In this paper, we describe procedures and results of the successive stages entailed in constructing this instrument, from the first primarily qualitative analyses up to the studies centred on the quantitative item analysis.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25517
DOI10.1590/S1413-65382013000200004
ISSN1413-6538
1980-5470
Publisher versionhttp://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n2/a04v19n2.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construção e Validação de um Instrumento.pdfArtigo em Revista700,24 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID