Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25512

TitleConstrução de um jogo interativo para o ensino da Química no 3º ciclo do ensino básico, aplicado aos conteúdos programáticos do 8º ano
Author(s)Costa, Maria Luísa de Castro Santos
Advisor(s)Silva, Carlos J. R.
KeywordsJogo didático interativo
Química
Construção
Educational interactive game
Chemistry
Construction
Issue date20-May-2013
Abstract(s)O trabalho efetuado centrou-se na construção de um jogo didático interativo relacionado com o ensino da unidade “Reações Químicas” para aplicação a alunos que frequentam o oitavo ano de escolaridade, tendo-se desenvolvido todos os elementos do jogo "Corrida da Química" baseado nos tradicionais jogos de tabuleiro, usando-se, neste caso, a Tabela Periódica. A escolha ficou a dever-se à constatação, que seja do nosso conhecimento, da escassez deste tipo de jogos didáticos em Portugal. Na metodologia empregue visou-se aplicar o jogo didático a uma amostra de 46 alunos, pertencentes a duas turmas da E.B2,3 de Gualtar, e proceder à avaliação da utilização e interesse do mesmo no processo de ensino/aprendizagem. A investigação foi qualitativa, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação e registo fotográfico das aulas em que houve a aplicação do jogo, analisando-se a interação entre professor/alunos/jogo e, quantitativa, a qual foi realizada com base num Teste Inicial e num Teste Final, dados aos 46 alunos em dois períodos distintos, antes e após realizarem o jogo. Posteriormente, efetuou-se o tratamento estatístico dos dados obtidos no Teste Inicial e com base nos resultados alcançados aplicou-se o Teste Final. De seguida, procedeu-se à subsequente análise dos resultados, os quais permitiram constatar que a turma A tem um aproveitamento consideravelmente superior ao da turma D nos dois testes. De salientar que a turma que alcançou melhorias mais expressivas foi a turma D, pois na maioria das questões a percentagem total de acertos aumentou de um modo significante do Teste Inicial para o Teste Final. Constatamos que a aplicação do jogo didático teve efeito nos conhecimentos adquiridos pelos alunos pois os resultados melhoraram notavelmente em ambas as turmas. Como conclusão, considera-se que a aplicação de um jogo interativo para o ensino da Química no 8º ano”, propiciou a oportunidade, para os alunos, de reorganização dos esquemas de assimilação e ajuste ao processo de ensino/aprendizagem possibilitando a construção dos conhecimentos em química relacionados com o ensino da unidade “Reações Químicas”. Espera-se com esta tese, aumentar a motivação dos professores de Ciências Físico-Químicas para o uso/construção de atividades lúdicas como recursos didáticos no ensino de Química, mais adequados para a formação dos alunos, permitindo-lhes desenvolver competências que promovam o sucesso escolar e a sua inclusão na escola e na sociedade.
This thesis describes the construction of an educational interactive game within the framework of the subject “Chemical Reactions” and also its implementation with students attending the eighth grade. The work involved the construction of elements of the game that was based upon a traditional board game, in this case using the Periodic Table. Choosing this project had to do mostly with the fact that, to the best of our knowledge, this type of educational game is very scarce in Portugal. In the methodology used, we presented the educational game to a sample of 46 students from two different classes attending the Basic Education School E.B. 2,3 in Gualtar (Braga, Portugal). The aim of our work was to assess the use and interest of the game in the teaching/learning process. We conducted a qualitative study and referred to observation and photographic records of the classroom whenever the game was used as instruments for collection. We assessed the interaction between teacher/student/game. We also conducted a quantitative analysis based on an Initial Test and on a Final Test to the 46 students in two different moments, i.e., before and after using the game. Specifically, we conducted a statistical analysis on the data obtained from the Initial Test, and on the basis of the results obtained we then applied the Final Test. Subsequent analysis to the results showed that students from class A performed considerably better than students from class D. It should be noted that students from class D attained a more expressive improvement, as the total percentage of hits increased significantly in the majority of questions from the Initial Test to the Final Test. We established that using the educational game had an effect on the knowledge of the students because results improved remarkably in both classes. We believe introducing an interactive game in the teaching of Chemistry to eighth graders has brought about the opportunity for students to reorganize their models for acquisition of knowledge and to readjust to the process of teaching/learning, thus enabling the construction of knowledge in Chemistry regarding the subject “Chemical Reactions”. With this thesis we expect to motivate teachers of Physical Sciences for the use/construction of playful activities within the scope of Chemistry, as they are more adequate for the training of the students, thus enabling them to develop competences that promote success in school as well as their inclusion in school and society.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25512
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

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