Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25499

TitleTrajetórias de carreira de estudantes universitários portugueses com cegueira
Author(s)Baptista, Verónica Alexandra Mota
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
Pinto, Joana Carneiro
KeywordsEstudantes universitários
Cegueira
Carreira
College students
Blindness
Career
Issue date5-Jul-2013
Abstract(s)O objetivo deste estudo é caracterizar os percursos de carreira de universitários com cegueira. Mais especificamente, pretende-se descrever e avaliar aspetos objetivos e subjetivos do desenvolvimento da carreira de alunos universitários com cegueira portugueses, para identificar necessidades específicas de intervenção vocacional neste grupo da população do ensino superior. Com vista ao prosseguimento dos objetivos da investigação, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista e à análise de conteúdo segundo o método de Bardin (1977, 2002). A amostra é constituída por seis participantes que representam cerca de 25% dos alunos com cegueira portugueses inscritos no ensino superior universitário, no ano letivo de 2012/2013. Os participantes têm idades entre 19 e 37 anos (M=25,3, DP = 6,15). Apesar das suas diversas proveniências, habitam maioritariamente no distrito do Porto. Da análise das entrevistas sobre as vivências de carreira dos alunos emergiram sete categorias de significado principais: recursos, integração/adaptação, suporte social, aprendizagem, lazer, carreira, institucionalização, e atitudes e comportamentos vocacionais. Este estudo baseou-se em modelos de bem-estar inclusivo, que articulam os objetivos académicos e profissionais, com as outras tarefas e papéis de vida e permitiu concluir que as intervenções de aconselhamento vocacional são relevantes para este grupo da população.
The aim of this study is to characterize the career paths of students with blindness. More specifically, we intend to describe and evaluate objective and subjective aspects of the career development of Portuguese college students with blindness, to identify specific needs of vocational interventions for this group of higher education. With a view to pursuing the objectives of this research, we developed a qualitative study, using the interview technique and content analysis according to the method of Bardin (1977, 2002). The sample consists of six participants representing about 25% of Portuguese university students with blindness enrolled in higher education in academic year 2012/2013. Participants are aged between 19 and 37 years (M = 25.3, SD = 6,15). Despite their severall origins, living mostly in the district of Porto. The analysis of the interviews on the career experiences of students indicates the emergence of seven categories of meaning: resources, integration / adaptation, social support, learning, leisure, career, institutionalization, and vocational attitudes and behaviors. This study was based on models of well-being inclusive, linking academic objectives and professional with other work and life roles and concluded that interventions are relevant vocational counseling for this population group.This study was based on models of inclusive well-being, linking academic and professional objectives with other work and life roles, and concluded that career counseling is relevant for this group of the population.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25499
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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