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TítuloAdaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa
Autor(es)Dias, Olga Alexandra Coelho Lopes
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda da Silva
Cadime, Irene Maria Dias
Palavras-chaveCompreensão
Estratégias cognitivas
Estratégias metacognitivas
Avaliação
Comprehension
Cognitive strategies
Metacognitive strategies
Assessment
Data5-Jul-2013
Resumo(s)A presente investigação apresenta a adaptação de uma escala de estratégias de leitura (Pereira-Laird & Deane, 1997) para a população portuguesa. A RSU - Reading Strategy Use é uma medida de avaliação de estratégias cognitivas e metacognitivas, constituída por 22 itens. A amostra utilizada é constituída por 428 alunos. Os resultados da análise fatorial confirmatória apontam para uma estrutura com dois fatores, ainda que alguns dos indicadores de ajustamento tenham apresentado resultados inferiores aos critérios de referência. Os valores de consistência interna são adequados. As estratégias de leitura apresentam correlações estatisticamente significativas com a compreensão da leitura e com os resultados em Língua Portuguesa. Os sujeitos do sexo feminino tendem a usar mais estratégias de leitura, cognitivas e metacognitivas que os do sexo masculino. São discutidas as implicações dos resultados e apontadas algumas das limitações do estudo e questões a abordar em investigações futuras
This research presents the adaptation of a scale of reading strategies (Pereira-Laird & Deane, 1997) for the Portuguese population. The RSU - Reading Strategy Use is a measurement of cognitive and metacognitive strategies, consisting of 22 items. The sample is composed of 428 students. The results of confirmatory factor analysis show a structure with two factors, but with some fit indicators with results lower than the reference criteria. The internal consistency values are appropriate. The reading strategies exhibit statistically significant correlations with reading comprehension and the results in the Portuguese language exams. The female participants tend to use more reading strategies, cognitive and metacognitive than the male. We discuss the implications of the results, some of the limitations of the study and issues to be approach in future investigations.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25484
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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