Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25453

TitlePercepção de alunos sobre as potencialidades dos filmes e vídeos digitais na educação : uma experiência em dois cursos de licenciatura
Author(s)Bottentuit Junior, João Batista
Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsVídeos digitais
Filmes educativos
Tecnologias
Audiovisual
Digital videos
Movies
Educational technology
Audiovisual
Issue date2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
Abstract(s)A experiência realizada, apresenta o vídeo e os filmes educativos como recursos didáticos para auxiliar os professores e alunos na exemplificação e contextualização das aulas teóricas. Para a realização deste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se um questionário de múltipla escolha que foi aplicado a duas turmas de graduação (filosofia e matemática) de uma Universidade Pública Federal e com um quantitativo total de 30 alunos. Com os resultados obtidos, observouse um clima de descontração nas aulas, bem como, uma atenção maior ao longo das exibições das imagens e ainda, um interesse maior dos alunos em expressar suas opiniões e pontos de vista. Foi possível também constatar que a experiência foi exitosa, na medida em que quase todos demonstraram o interesse em ter vídeos e filmes presentes em outras disciplinas do currículo dos cursos de graduação pesquisados.
The experience carried out, shows the video and educational films as educational resources to help teachers and students in the context of exemplification and lectures. For this study, we opted for exploratory research of a quantitative nature. We used a multiple-choice questionnaire that was applied to two undergraduate classes (philosophy and mathematics) at a public university and a Federal quantitative total of 30 students. In the results, there was a relaxed atmosphere in the classroom, as well as greater attention over the views of the images and also a greater interest of the students to express their opinions and viewpoints. It was also possible to see that the experiment was successful, in that almost all showed interest in having videos and movies present in other subjects in the curriculum of undergraduate courses surveyed.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25453
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao_Bottentuit_challenges2013.pdf249,58 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID