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dc.contributor.authorLopes, Ana João Ribeiro-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2013-10-02T13:43:53Z-
dc.date.available2013-10-02T13:43:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25451-
dc.description.abstractO ambiente de programação Scratch, criado pelo MIT em 2007, permite criar facilmente histórias interativas, animações, jogos, música e arte e partilhar essas criações na web. O presente artigo apresenta um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, com uma componente investigativa, que envolveu a utilização do Scratch, como estratégia para promover o desenvolvimento de competências e estruturar conhecimentos relativos à Segurança na Internet. O estudo foi implementado numa turma do nono ano do ensino básico, na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação e decorreu ao longo de sete sessões de noventa minutos. Neste artigo, são descritas as fases de desenho do projeto (análise do contexto, definição de objetivos), a forma como foi implementado, e são ainda apresentados e comentados alguns dos artefactos criados pelos alunos. Termina-se com uma reflexão sobre oportunidades que se colocam à implementação curricular da ferramenta Scratch em contexto de sala de aula bem como os desafios que dai decorrem.por
dc.description.abstractThe programming environment Scratch, created by MIT in 2007, allows easy creation of interactive stories, animation, games, music and art and sharing those creations on the web. This article introduces a pedagogical intervention project, with an investigative component, that involved the use of Scratch programming environment as a strategy to promote the development of skills and consolidate knowledge regarding Internet Safety. This study was applied to a nineth year class in ICT lessons, during seven sessions of ninety minutes. This article describes the stages of project design (context analysis, defining objectives), the way implementation occurred and presents and comments some artefacts produced by the students. It ends with a reflection on opportunities and challenges facing the introduction of Scratch in a lesson environment, as well as the challenges arising therefrom.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXIpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectSegurança Internetpor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectProjectpor
dc.subjectITCpor
dc.subjectInternet securitypor
dc.titleProgramar para prevenir: o uso do Scratch na segurança na internetpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate14 - 15 jul. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1549por
oaire.citationEndPage1558por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVII Conferencia Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013por
sdum.conferencePublicationVII Conferencia Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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