Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/25450

TítuloMobile learning: perspetivando o potencial dos códigos QR na educação
Autor(es)Vieira, Liliana de Sousa
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveMobile learning
Códigos Qr
Educação
Telemovel
QR codes
Education
Mobile phone
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
Resumo(s)A evolução da sociedade deu ao telemóvel uma importância que vai para além da comunicação típica entre as pessoas. Como seria de esperar este disseminou-se e também chegou à escola. Daí que se torna imperioso usar este meio de comunicação para fomentar/incrementar novas atividades que sejam motivantes e desafiadoras para os alunos. Este artigo pretende contextualizar e demonstrar com casos práticos como os professores poderão tornar esta ferramenta um excelente recurso pedagógico, ou seja, como se pode potencializar o telemóvel no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, será apresentado o conceito e potencial educativo dos códigos Qr. Os códigos Qr aplicados à educação enquadram-se nos princípios do Mobile Learning. A este estão associados a tríade: “independência de localização”, “independência de tempo” e “conteúdo significativo”. Agregando estas características, os códigos Qr podem promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, seja democratizando os espaços de aprendizagem, alargando os limites tradicionais da sala de aula ou mesmo promovendo a interacção dentro da própria sala de aula. Esta revisão de literatura visa pois consolidar a pertinência do Mobile Learning, nomeadamente com o uso dos códigos Qr, para ser usado nas atividades pedagógicas, sendo o professor o seu principal difusor mas sendo os alunos os principais beneficiários desta nova ferramenta pedagógica.
The evolution of society gave the mobile phone an importance that goes beyond typical communication between people. As expected this has spread and also reached the school. It becomes imperative to use this media to promote/increase new activities that are motivating and challenging for students. This article aims to contextualize and demonstrate with practical examples how teachers can make this tool an excellent teaching resource, in other words, how can we potentiate the mobile phone in the teaching-learning process. In this sense, the concept and the educational potential of QR codes will be presented. QR codes applied to education fall within the principles of Mobile Learning. This is associated feature, QR codes can promote the quality of the teaching-learning process, for example democratizing learning spaces, extending the traditional boundaries of the classroom or even encouraging interaction in the classroom. This study aims to consolidate the relevance of Mobile Learning, especially with the use of QR codes, to be used in educational activities, being the teacher its main diffuser but the students the main beneficiaries of this new educational tool.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25450
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliana_challenges2013.pdf815,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis