Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25287

TítuloEducação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho digestivo : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
Autor(es)Soares, Ana Margarida Leite da Silva Carvalho
Orientador(es)Precioso, José
Amoêda, Sandra Maria da Costa
Data2012
Resumo(s)Educar para a saúde requer fornecer às crianças e jovens não apenas conhecimentos, mas também atitudes e valores que lhes permitem fazer opções e tomar as decisões mais adequadas no que respeita à sua saúde e ao seu bem estar (físico e mental), bem como a saúde de todos os que os rodeiam. O fator que mais influencia a saúde de um indivíduo é o seu estilo de vida, e por isso cabe aos docentes ensinar aos alunos quais os comportamentos mais adequados para um estilo de vida saudável. Torna-se por isso imprescindível educar para a saúde em contexto escolar, e foi essa a razão da minha escolha em implementar este projeto numa turma do 9º ano onde teve lugar a Intervenção Pedagógica, pertencente à unidade curricular Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Antes de começar a intervenção foi realizado um teste de comportamentos, cuja intenção era perceber quais os comportamentos que os alunos apresentam, nomeadamente no que respeita aos hábitos alimentares. Verificou-se que os alunos apresentam alguns hábitos alimentares que não são os mais corretos e que podem comprometer a sua saúde, e por isso foram criadas várias estratégias ao longo da intervenção pedagógica no sentido de (re)construir os conhecimentos dos alunos sobre as precauções que devem ter para manter o aparelho digestivo saudável e motivar os alunos no sentido de eles os implementarem. No que respeita à escola, foi realizada uma pequena investigação para perceber se esta tem todas as condições para dar resposta a uma escolha alimentar correta. Verificou-se que isto não se visualizou no bar nem na máquina presentes na escola, uma vez que a venda de produtos que são privilegiados nestes locais são bolos e chocolate. Na cantina verificou-se que as escolhas da escola são acertadas e levam a promoção de uma alimentação saudável. Após a intervenção verificou-se que os alunos no geral tinham conhecimento de quais deveriam ser os comportamentos a adotar de modo a manter um estilo de vida saudável, o que não significa que os venham a adotar, pois nem sempre os comportamentos que conduzem a um estilo de vida saudável são os mais apreciados pelos alunos. No entanto, era necessário alargar a amostra e a duração da intervenção de modo a obter melhores resultados.
Health education requires provide children and young people not only knowledge, but also attitudes and values that enable them to make choices and take the most appropriate decisions regarding their health and their well-being (physical and mental), and the health of all those around them. The factor that most influences the health of an individual is his lifestyle, and so it is up to the teachers to teach students which behaviors are more appropriate for a healthy lifestyle. It is therefore essential health education in schools, and that was the reason to implement this project in a class of 9th grade where took place the Educational Intervention belonging to the "Internship" of the Master Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. Before starting the intervention was performed a test of behaviors, whose intention was to understand what behaviors the students present, particularly with regard to eating habits. It was verified that some students have eating habits that are not the most correct and that can compromise your health, and therefore many strategies were created along the pedagogical intervention in order to (re) build students' knowledge about precautions they must have to keep the digestive system healthy and motivate students implementing them. Regarding the school was carried out a little research to see if it has the ability to provide a correct food choice. It was found that this was not the case in the bar or in the vending machine presents in the school, since the sale of products that are favored in such places are cakes and chocolate. In the canteen was found that the school choices are correct and lean to a promotion of healthy eating. After the intervention it was found that students in general were aware of what should be the behavior to adopt in order to maintain a healthy lifestyle, which does not mean that they will adopt them, because not often the behaviors that lead to a healthy lifestyle are the most appreciated by the students. However, it would be necessary to extend the sample size and duration of the intervention in order to achieve better results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25287
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Leite da Silva Carvalho Soares.pdf7,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID