Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25282

TítuloEducação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
Autor(es)Pereira, Mónica Filipa Torres
Orientador(es)Precioso, José
Amoêda, Sandra Maria da Costa
Data2012
Resumo(s)Tive a oportunidade de realizar o meu Estágio Profissional na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo André Soares, em Braga, onde lecionei, numa turma do 9ºano, o tema “Sistema Respiratório”. O Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada tinha como principal objetivo compreender quais os conhecimentos prévios dos alunos do 9ºano e qual a eficácia de uma intervenção pedagógica para a promoção de conhecimentos favoráveis a um estilo de vida saudável, particularmente no que se refere aos cuidados com o aparelho respiratório. A intervenção pedagógica implementada consistia na utilização de um trabalho cooperativo, de uma aula expositiva e de uma atividade de demonstração, sendo que a primeira referida foi a estratégia central do meu projeto. A aprendizagem cooperativa permite que se abandonem as metodologias mais tradicionais, em que o aluno se encontra sozinho a realizar a sua tarefa, sob o olhar atento do professor, e se adotem novas metodologias, que impliquem que os alunos se reúnam em grupos cooperativos e que, juntos, alcancem os objetivos propostos. Esta estratégia alternativa apresenta inúmeras vantagens: a melhoria do aproveitamento escolar, o desenvolvimento do pensamento crítico, o aumento da autoestima, o desenvolvimento da comunicação e da argumentação, entre outros. Foi realizado, na aula, um pequeno trabalho cooperativo, antecedido por um pré-teste, que permitiu averiguar os conhecimentos prévios dos alunos. Após a intervenção pedagógica foi realizado um pós-teste, igual ao pré-teste, de modo a averiguar a evolução dos conhecimentos dos alunos, acerca do tema abordado. Foi verificado que, de uma forma geral, existiu uma pequena evolução nos conhecimentos, sendo que certos alunos abandonaram algumas ideias erradas que possuíam antes da intervenção pedagógica ter sido realizada. De salientar que foi usado um grupo de controlo, que permitiu comparar os diferentes resultados obtidos. Durante todo este processo, percebi que é importante utilizar novas estratégias de ensino, contactei com novas experiências e com diferentes alunos, percebendo que é importante respeitar a diversidade, tendo em consideração as particularidades individuais dos alunos, procurando acompanhar cada turma e cada aluno.
I had the opportunity to do my Internship in Elementary School 2nd and 3rd cycle André Soares, in Braga, where I taught in a class of 9th years the theme "Respiratory System". The Intervention Plan Pedagogical Supervised had as main objective to understand what prior knowledge of students in 9th grade, and that the effectiveness of an educational intervention for the promotion of knowledge in favour of a healthy lifestyle, particularly in relation to care respiratory tract. The educational intervention implemented was the use of a collaborative work of a lecture and demonstration, of an activity, the first of which was that the central strategy of my project. Cooperative learning allows abandoning more traditional approaches, in which the student works alone to carry out their task, under the watchful eye of the teacher, and to adopt new methodologies, involving students gather in cooperative groups and together to achieve those goals. This alternative strategy has many advantages: improved academic success, the development of critical thinking, increased self-esteem, development of communication and argumentation, among others. A small cooperative work was done in class, preceded by a pre- test, which allowed us to ascertain students' prior knowledge. After the educational intervention was conducted a post-test, equal to the pre-test, in order to assess the development of knowledge of students about the theme. It was found that, in general, there was a slight evolution of knowledge, being abandoned certain students who had some misconceptions before the educational intervention has been performed. Was used to emphasize that a group control, enabling comparing the different results. Throughout this process, I realized that it is important to use new teaching strategies, and contacted with new experiences with different students, realizing that it is important to respect diversity, taking into account the particularities of individual students, trying to accompany each class and each student.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25282
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mónica Filipa Torres Pereira.pdf5,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID