Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25251
Título: | Problemáticas da prática pedagógica em Educação Visual e Tecnológica |
Autor(es): | Araújo, Wendy Correia de |
Orientador(es): | Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves |
Palavras-chave: | Resiliência Auto-supervisão Conflitos Constrangimentos Resilience Self-supervision Conflicts Constraints |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | As profundas alterações sofridas e a atual situação de crise e instabilidade que se têm propagado pelas Escolas Públicas, influenciam um clima de ansiedade e de insatisfação nos professores.
No presente relatório reflete-se um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do segundo ano do ciclo de estudos do curso Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (EVT) no Ensino Básico.
O estudo atribui especial atenção de evidenciar a existência de situações de constrangimento/ conflito/ desentendimento entre pares, no contexto sala de aula (e fora) e reconhece a importância da criação de estratégias pedagógicas na superação destes problemas. Assim como destaca a necessidade de fomentar atributos de resiliência, de auto-reflexão e de auto-supervisão no docente.
A investigação é um estudo de caso, de cariz exploratório e (auto) reflexivo sobre as aprendizagens realizadas pelos participantes, as expectativas e dificuldades sentidas do trabalho colaborativo no qual, podemos encontrar um retrato dos padrões, da intensidade e das dinâmicas, das práticas colaborativas entre docentes. Bem como alguns fatores que promovem o avanço ou retrocesso das relações interpessoais, interligadas com a prática profissional e os fatores que influenciam o trabalho em equipa.
Inclui a análise da recolha de dados, da observação das aulas e de questionários aplicados a docentes de EVT, assim como os diferentes testemunhos auferidos.
Perante a carência de formações específicas e todas as dificuldades inerentes, onde impera a interdisciplinaridade e a inserção de alunos com Necessidades Educativas Especiais, é fundamental o trabalho cooperativo-reflexivo e o desenvolvimento sociocognitiva dos docentes, possibilitando a mudança e o aperfeiçoamento da prática pedagógica. The profound changes experienced and the current crisis and instability that have been propagated throughout Public Schools influence a climate of anxiety and dissatisfaction among teachers. This report reflects a study conducted within the Course of Supervised Teaching Practice, the second year of the course Master in Teaching Visual and Technological Education (EVT) in Primary Education. The study pays special attention on demonstrating the existence of situations of embarrassment / conflict / disagreement among peers within the classroom (and outside) and recognizes the importance of creating teaching strategies in overcoming these problems. As highlights the need to foster attributes of resilience, self-reflection and self-supervision in teaching. The research is a case study of an exploratory nature and (self) reflective on the learning process of the participants, also expectations and difficulties felt of collaborative work, in which we can find some patterns on the intensity and the dynamics of the collaborative practices among teachers. As well as some factors that promote the advancement or setback of interpersonal relationships intertwined with professional practice and the factors that influence teamwork. Includes analysis of data collection, observation of lessons and questionnaires given to teachers of EVT, as well as the various provided testimonies. Given the lack of specific training and all the inherent difficulties, required interdisciplinarity and integration of pupils with Special Educational Needs, cooperative-reflective work and socio-cognitive development of teachers are crucial, enabling change and improvement of pedagogical practices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25251 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese wendy.pdf Acesso restrito! | 1,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |