Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25237
Título: | As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos |
Autor(es): | Costa, Liliana Sofia Sousa |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando José Fraga de |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A presente pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º
Ciclos do Ensino Básico durante o ano letivo transato, em dois contextos educativos distintos
referentes a cada uma das etapas de ensino referidas.
Seguindo uma abordagem metodológica de investigação-ação, encarando o professor
como um investigador que constantemente questiona e reflete sobre e na ação, levámos a cabo
uma série de atividades promotoras não só da linguagem oral, mas da língua na sua globalidade.
Para isso, partimos de um conjunto de obras literárias, nomeadamente álbuns gráficos (referente
ao 1.º Ciclo) ou ilustrações específicas de álbuns (no plano do 2.º Ciclo), como forma de facilitar
a exploração e o desenvolvimento de competências orais e, simultaneamente, competências
literárias.
Além disso, numa lógica de interdisciplinaridade, aproveitámos aquelas obras como
pano de fundo para a construção de tarefas de aprendizagem integradas e integradoras,
abrangendo significativamente várias áreas do saber. Perspetivamos, portanto, um ensino
integrado, segundo critérios de articulação vertical, horizontal e lateral, como forma de construir
um conhecimento, acima de tudo, funcional, aliado à construção de competências relacionadas,
essencialmente, com o saber-fazer.
Os resultados, apesar de restritos à especificidade de cada contexto educativo,
demonstram a eficácia de uma pedagogia da oralidade associada a uma lógica integrada do
conhecimento. Assim, é possível aferir o contributo das nossas práticas no desenvolvimento e
aprendizagem de competências associadas à oracia, nomeadamente quando nos referimos à
competência comunicativa, nas suas vertentes linguística e pragmática. Além disso, o caráter
transversal de uma pedagogia baseada nestas premissas proporciona um contexto motivador e
facilitador para a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais para
o sucesso educativo, e social, de todos os alunos. The current research was developed on the scope of Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico during the past school year, in two distinct educational contexts, corresponding to each of the educational stages mentioned behind. Following a methodological approach of investigation-action, facing the teacher as a researcher that always enquires and reflects about and on the action, we have organized a string of activities promoting, not only the oral language, but of the language as an whole. In order to that, we started from a set of literary works, namely picture books (relative to 1.º Ciclo) or specific illustrations from books (on the 2.º Ciclo plan), as a ways to facilitate the exploration and the development of oral abilities and, simultaneously, literary abilities. More than that, on an interdisciplinary logic, we used those works as a background to the construction of integrated and integrating learning tasks, that embrace, significantly, several knowledge areas. We envisaged, as so, an integrated education, following vertical, horizontal, and lateral articulation criteria, as the way of building a knowledge that is, above all, functional, allied to the construction of related competences, essentially, the know-how. The results, although restrict to the particularity of each educative context, show the effectiveness of a pedagogy of the orality associated to an integrated knowledge logic. As so, it is possible to infer the contribution of our practices on the development and learning of the competences associated to the oral knowledge, namely when we refer the communication ability, in its linguistic and pragmatic components. Further, the transversal character of a pedagogy based on these principles allows a motivational and facilitating context to the acquisition and development of a set of essential aptitudes to the educative and social success of all the students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25237 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Liliana Sofia Sousa Costa_2012.pdf | 827,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 144,82 MB | Unknown | Ver/Abrir |