Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/25218

TítuloUma abordagem de temas de meio físico no 1º e 2º ciclo do ensino básico através de uma estratégia de ensino das ciências do tipo "Prevê-Observa-Explica-Reflete"
Autor(es)Barata, Sara Filipa da Cruz
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Data2012
Resumo(s)O presente relatório de estágio faz parte do projeto de intervenção pedagógica implementado numa turma do 2.º e 5.º anos do 1.º e 2.º ciclo, respetivamente, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. O referido projeto teve como principais objetivos: 1) Identificar os conhecimentos prévios dos alunos de ambas as turmas em relação aos tópicos curriculares trabalhados no projeto; 2) Implementar diversas atividades laboratoriais do tipo “Prevê-Observa-Explica-Reflete” (P.O.E.R) em ambas as unidades temáticas que levassem em conta as ideias prévias dos alunos detetadas anteriormente; 3) Avaliar a evolução das ideias em função das atividades propostas. As ideias dos alunos foram identificadas com recurso a fichas de trabalho e a diálogo. As atividades desenvolvidas abordaram diversos tópicos programáticos constantes dos programas de Estudo do Meio do 1.ºCEB e das Ciências da Natureza do 2.ºCEB. As atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as ideias dos alunos relativamente ao tópicos programáticos selecionados.
This internship assignment is part of the pedagogical intervention project implemented in a 2nd and 5th grades classroom from the Calouste Gulbenkian Music School of Braga. This project’s main targets were: 1) to identify the students’ previous knowledge about the intended themes in both classes; 2) to apply several laboratorial activities like “Expect- Observe-Explain-Deduce” (E.O.E.D.) in both theme units, taking into consideration students’ previous knowledge; 3) to evaluate the evolution process until the conclusions done. The students’ ideas were identified by using worksheets and dialogue. The implemented activities included assorted themes from Science Class and influenced very positively the students’ opinions about the selected themes.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25218
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Filipa da Cruz Barata.pdf3,51 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis