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dc.contributor.advisorBrás, Maria Filomena Pregueiro Antunes-
dc.contributor.authorLopes, Olinda de Freitas-
dc.date.accessioned2013-09-16T14:20:17Z-
dc.date.available2013-09-16T14:20:17Z-
dc.date.issued2013-06-06-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25162-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Contabilidadepor
dc.description.abstractA área da contabilidade enquanto curso de formação superior surgiu em Portugal imediatamente a seguir ao período pós 25 de Abril. Todavia, pouco se sabe sobre este período e o que o seguiu em termos dos cursos que existiam, do nível de procura por estes cursos e instituições que forneciam tal formação. É neste contexto que é desenvolvido este trabalho. Neste sentido, o objetivo geral é realizar um estudo exploratório da formação superior na área da contabilidade. Para isso, estudou-se o período 1975-1995. A componente empírica incidiu sobre a análise de bibliografia que retratasse o contexto legal, socioeconómico e político deste período. Por isso recorreu-se à identificação e análise dos diplomas legais, de literatura sobre a educação no ensino superior em Portugal, bem como a informação disponível pela Direção-Geral do Ensino Superior. Deste estudo exploratório ficou-se a saber do processo de evolução do ensino superior na área da contabilidade, caracterizando a procura e a oferta de cursos nesta área científica, bem como identificando potenciais pistas para investigação futura, aprofundando o estudo do ensino da contabilidade em Portugal. Além disso, verificou-se que os cursos de contabilidade, desde 1975 e até 1988, foram ministrados quase em exclusivo pelos Institutos Superiores de Contabilidade e Administração, do Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa. Só a partir de 1989 é que o ensino da contabilidade se propagou aos Institutos Politécnicos de Bragança, Porto, Castelo Branco, Portalegre e Setúbal. Durante o período analisado, os cursos da área da contabilidade aparecem ligados ao desenvolvimento económico e financeiro de Portugal e, por isso, não só houve a satisfação total da oferta como esta se expandiu.por
dc.description.abstractAccounting arose on higher education in Portugal just after the post-revolution. However, we don’t know much about what was occurring in this period, which courses had been taught and what was the level of supply on education institutions. The purpose of this study is to explore the higher education in accounting. For that, we have analyzed the 1975-1995 period. The empirical research was focused on bibliography that states the legal, social-economic and political context of this period. We have reviewed the legal decrees, the literature about higher education in Portugal, as well as, the data available at regulatory authority of education Direção-Geral do Ensino Superior. On this study, we have described the evolution process of accounting higher education, highlighting the supply and demand of this knowledge area, and identifying new information for future research. Furthermore, we have concluded that, since 1975 until 1988, the accounting degrees had been taught, almost exclusively, by Institutos Superiores de Contabilidade of Porto, Aveiro, Coimbra and Lisboa. After 1989, accounting higher education had been introduced by Institutos Politécnicos of Bragança, Porto, Castelo Branco, Portalegre and Setúbal. During this period, the accounting higher education had been linked to financial and economic development in Portugal. So we have concluded that the supply has been satisfied and, also, has been expanded.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectPós 25 de Abrilpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectContabilidadepor
dc.subjectPost-revolutionpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectAccountingpor
dc.titleA formação superior na área da contabilidade em Portugal : estudo do período 1975-1995por
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc657por
dc.subject.udc378por
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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