Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24937

TítuloHábitos de lazer e de consumo de produtos culturais pelos jovens portugueses
Autor(es)Vieira, Marta Denise da Silva
Orientador(es)Azevedo, António Joaquim Araújo de
Palavras-chaveJovens
Hábitos de lazer
Produtos culturais
Youth
Leisure habits
Cultural products
Data2012
Resumo(s)Nos dias de hoje, a fase da juventude prolonga-se até mais tarde, não só devido às alterações sociais que têm vindo a acontecer mas também, porque há o culto da juventude. Isto leva a que os hábitos de consumo e as formas de estar em sociedade pelos jovens, sejam quase como um modelo para os restantes membros da sociedade. Todos os seres humanos ao longo da vida e principalmente quando são mais jovens são influenciados por certas referências sociais, que se manifestam em diversos domínios, nomeadamente no consumo e nos hábitos de lazer adquiridos. No entanto, estas referências sociais não chegam para explicar o comportamento dos indivíduos, é necessário conhecer todas as variáveis explicativas do comportamento. Esta investigação em particular, analisa os hábitos de lazer e de consumo dos produtos culturais pelos jovens portugueses. Atualmente, a oferta de produtos culturais é excessiva, há mais oferta do que procura. Para os consumidores esta situação é ótima porque têm ao seu dispor uma multiplicidade de escolhas porém, para as organizações ligadas ao setor cultural, este excesso de oferta torna insustentável a sobrevivência de muitas destas organizações. Desta forma, através da aplicação de um questionário via online e respondido por duzentos e cinquenta e nove jovens, pretende-se perceber quais os seus hábitos de lazer, que produtos consomem ou gostariam de consumir, quem os influencia na hora de optar por determinado produto e que critérios têm conta na sua decisão. As principais conclusões resultantes desta investigação foram que a idade, o género e o orçamento disponível condicionam os hábitos de lazer. A tecnologia ocupa grande parte do tempo de lazer dos jovens, sendo este tempo planeado com pouca antecedência. Estas conclusões são um contributo para as decisões estratégicas das empresas deste setor, que a partir da identificação dos fatores acima mencionados, têm a possibilidade de ajustar a sua oferta aos gostos e necessidades dos jovens e assim, se diferenciarem da restante concorrência.
Nowadays, the youth phase extends until later, not only because of the social changes that have been happening but also because there is the cult of youth. This leads to the consumption habits and ways of being in society by young people, are nearly as a role model for other members of society. All humans throughout life and especially when they are younger are influenced by certain social references, which manifest themselves in various fields, including consumption and leisure habits purchased. However, these social references are not enough to explain the behavior of individuals, it is necessary to know all the explanatory variables of behavior. This research particularly examines the leisure habits and consumption of cultural products by young portuguese. Currently, the offer of cultural products is excessive, there is more offer than demand. For consumers this is great because they have at their disposal a multitude of choices but to organizations linked to the cultural sector, this oversupply becomes unsustainable survival of many of these organizations. Thus, by applying a online questionnaire answered by two hundred and fifty nine young people, which aims to realize their leisure habits, their consume of cultural products or the produts that they would like to consume, who influences them when they have to choose a particular product and what criteria must account in their decisions. The main findings of this research were that age, gender and the available budget influence their leisure habits. The technology holds most of the leisure time of young people, and this time is planned on short notice. The findings from this study are a contribution to the strategic decisions of the companies in this sector, by identifying which of the above factors have the ability to adjust its supply to the tastes and needs of young people and thus differentiate themselves from the competition remaining.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24937
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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